Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Distribuição de livros marca programação da Semana Nacional da Justiça Restaurativa no TJBA 
27 de novembro de 2025 às 17:15
Distribuição de livros marca programação da Semana Nacional da Justiça Restaurativa no TJBA 

A Biblioteca Central do Estado da Bahia, localizada no bairro dos Barris, em Salvador, sediou uma ação de distribuição de livros realizada no âmbito da Semana Nacional da Justiça Restaurativa e das comemorações pelos 20 anos de implementação da prática na Bahia, na tarde de quarta-feira (26). O público teve acesso a obras que ajudam a contextualizar a evolução da temática no estado, alinhadas ao tema desta edição: “Semear conhecimento cultivando a paz”. 

A atividade foi conduzida pela Desembargadora Joanice Guimarães, presidente do Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau. Antes da entrega dos livros, ela conversou com os cidadãos presentes sobre o papel da Justiça Restaurativa em espaços educativos e comunitários.  

“Falar de Justiça Restaurativa é falar sobre educação. E educação nas escolas, nas bibliotecas públicas é o lugar próprio, onde todas as pessoas estão se relacionando com os livros, ouvindo, criando, estudando, compartilhando. Inclusive, nós tivemos esse momento aqui, onde todos já tinham entendido o que era justiça restaurativa, todos queriam participar disso, estão querendo participar de novos projetos, de novas situações em que a gente traga a democracia, a cidadania, a participação, a colaboração para uma sociedade que precisa exatamente de que todas as mãos estejam trabalhando em favor da educação”, declarou a magistrada. 

A servidora Thais Salles participou da iniciativa com a distribuição de exemplares do livro “Entre o Alento e a Desesperança: enlaces entre a justiça restaurativa e os conflitos de gênero”, de autoria dela.  

Também presente, a administradora do curso Cejas, Érica Aras, contribuiu com a entrega de livros ligados à instituição de ensino idealizada pelo Desembargador José Aras.  

Somando-se às obras apresentadas para os convidados, foram distribuídas as seis edições da Revista Consenso, produzida pelo TJBA por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G). O periódico reúne estudos, artigos e relatos voltados às práticas restaurativas.  

Acesse a edição mais recente da Revista Consenso. 

Além da Biblioteca Central, outras oito bibliotecas públicas estaduais receberão exemplares, fortalecendo a difusão de materiais sobre o tema. A programação promoveu um ambiente de diálogo e aprendizado, evidenciando a importância da produção intelectual para o avanço da Justiça Restaurativa no estado. 

Texto publicado: Ascom TJBA