Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Exposição “Shoá – O Holocausto: como foi humanamente possível?” integra programação da Semana da Memória do TJBA  
7 de maio de 2025 às 14:29
Exposição “Shoá – O Holocausto: como foi humanamente possível?” integra programação da Semana da Memória do TJBA  

Entre os dias 12 e 16 de maio, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promove a Semana da Memória 2025 com o tema “80 Anos do Holocausto: Memória, Justiça e Direitos Humanos”.   Na programação, estão previstas diversas ações culturais, dentre elas a exposição “Shoá: como foi humanamente possível”.  

Organizada pelo Yad Vashem (Centro Mundial de Lembrança do Holocausto em Jerusalém), a mostra itinerante permanecerá instalada no átrio do edifício-sede do TJBA ao longo de toda a Semana.   

Por meio de imagens e textos, a exposição explica a vida judaica antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial; a ascensão e a propaganda nazistas; a formação de guetos e campos de concentração; e a história de sobreviventes.     

Programação  

Durante todo o período de realização do evento, ocorrerá, também, uma Feira Literária na Praça de Serviços do Tribunal baiano. Está confirmada a participação de diversas Editoras, bem como de autoras e autores, entre eles o Juiz aposentado Albênio Lima da Silva Honório, que estará presente no dia 14, às 13h30, para o lançamento de seus livros.      

No dia 12, um documentário sobre o Holocausto será exibido na Praça de Serviços do TJBA, às 11h. Na ocasião, haverá a performance artística de Denissena Fóssil (das 11h às 15h), que produzirá, ao vivo, telas em grafite com o tema do Holocausto.     

Já no dia 14, o Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba, instituição pioneira no Brasil, palestrará sobre a temática. Especialista em História e Ética Judaicas, Carlos Reiss é membro do Comitê Executivo da Rede Latino-Americana para o Ensino da Shoá (LAES) e da delegação brasileira da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA). A palestra será realizada no Auditório Desembargadora Olny Silva, a partir das 13h30, sendo possível acompanhar, também, virtualmente.     

Clique, aqui, e faça a sua inscrição para participar da palestra  

A Semana  

Uma iniciativa da Comissão Permanente de Memória do TJBA – presidida pelo Desembargador Cássio Miranda –, o evento busca promover reflexão, conscientização e educação sobre a importância da memória histórica, o combate ao antissemitismo e a valorização dos direitos humanos.      

A realização da Semana da Memória pelo TJBA atende à Resolução nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O referido normativo instituiu o Dia da Memória do Poder Judiciário no mês de maio (10) e recomendou a celebração da data, por parte dos Tribunais, com a realização de encontros, palestras e seminários, com vistas à divulgação de boas práticas de gestão documental e preservação da memória.     

Texto publicado: Ascom _ TJBA