Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Feira de Sustentabilidade do TJBA reúne mais de 30 expositores, promove interação e aproximação com a natureza; visite e vivencie essa experiência 
17 de junho de 2025 às 16:41
Feira de Sustentabilidade do TJBA reúne mais de 30 expositores, promove interação e aproximação com a natureza; visite e vivencie essa experiência 

É praticamente impossível passar pela Praça de Serviços do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) sem parar em um dos trinta e seis stands dispostos no local. Essa estrutura integra a 9ª Feira de Sustentabilidade do Judiciário baiano, uma iniciativa do Núcleo Socioambiental (NSA) com o apoio da Assessoria de Ação Social (AAS) e de instituições parceiras. A ação provoca o transeunte a diminuir o passo e a se reconectar com a natureza por meio da interação com animais, aquisição de mudas e manuseio do barro que estão entre as vivências disponíveis no espaço até a quarta-feira (18). 

“Gosto muito desse contato. O ambiente fica mais bonito e eu queria um pedacinho da natureza em minha casa”, disse a Analista Judiciária Ianca Sathia após aprender sobre a Árvore da Felicidade e adquirir uma muda dessa espécie, no stand da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (SECIS). 

Próximo às plantas, o stand da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), com peles de animais em processo de conservação e serpentes vivas, despertava a curiosidade de outro grupo de pessoas, como Hernani Gonzalez, estagiário no TJBA. Ele ouviu as instruções do Soldado Neves e segurou a cobra. “Quando a gente cria uma sensibilização direta com o animal, a gente preserva melhor a natureza. Isso contribui para frear comportamentos danosos ao meio ambiente”, explicou o expositor. 

A Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, Presidente do Núcleo Socioambiental que relançou a Cartilha Sustentável na ocasião, comentou sobre o evento. “A feira é em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente e buscamos sempre trazer novidades. A cartilha que relançamos hoje foi elaborada pelos servidores Frederico Rios Tognin e Matheus Honorato Oliveira. Contou com a revisão e edição da servidora Cristina Hireche e teve o acompanhamento do Desembargador Raimundo Nonato Braga, integrante do Núcleo Socioambiental. Convido todos os membros do Tribunal e o público em geral a participarem”, frisou a magistrada. 

Clique aqui e acesse a Cartilha 

Soluções inovadoras, a exemplo da “Aqualuz” tecnologia que usa o sol no tratamento da água (criada pela cientista Anna Luísa), também estão presentes na feira. Quem deseja vivenciar uma experiência mais artesanal, pode criar, com as próprias mãos e sob a orientação de artesãos, uma peça de cerâmica e ainda levá-la para casa. Esse é apenas uma das possibilidades ofertadas pelo stand do Serviço Social do Comércio (Sesc). 


As atrações da 9ª edição da Feira não param por aí. Há itens agroecológicos produzidos por mulheres agricultoras e produtoras rurais; artesanato; uma variedade de méis de abelhas sem ferrão do Meliponário Meldoyá; Projeto “Circule um livro”, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal; apresentação musical da Fundação Vovó do Mangue e muito mais. 

 Programação estendida – Duas exposições seguem até o dia 27 de junho: a Exposição Itinerante do Projeto Tamar; e a Exposição de Mosaicos, do artista Tiago Porto. A primeira, que trata sobre a preservação da fauna marinha, está exposta na Praça de Serviços. Já a segunda acontece no átrio do TJBA. 

Feira de Sustentabilidade do TJBA reúne mais de 30 expositores, promove interação e aproximação com a natureza; visite e vivencie essa experiência 

Texto publicado: Ascom TJBA