Afoxé fundado por estivadores quer levar o combate à violência para as ruas
.
A Campanha Sinal Vermelho, de combate à violência contra a mulher, estará presente na avenida junto aos Filhos de Gandhy no Carnaval de Salvador de 2025.
Símbolo da fusão entre o candomblé e a rua, o afoxé resolveu incorporar a campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é, também, uma Lei Federal para reafirmar sua mensagem de paz e não violência.
As ações incluirão a distribuição de milhares de colares com a mensagem da campanha, além do envio de mensagens de texto abordando a luta contra a violência como um dever de todos.
A Conselheira do CNJ e fundadora da iniciativa, Renata Gil, comenta que a parceria nasce da necessidade de aproximação entre o tema e o público masculino. “Enquanto celebramos uma linda cultura, milhares de mulheres vivem sob o perigo constante de ter sua integridade violada. O barulho não pode ser silêncio. Os verdadeiros homens de paz não se calam”, diz Gil.
.
.
A Campanha Sinal Vermelho
Em busca de medidas efetivas diante da banalização da violência contra a mulher, a Campanha Sinal Vermelho surgiu em junho de 2020. A iniciativa visa salvar mulheres por meio de um “X” desenhado na palma da mão. Com esse sinal, a mulher pode pedir ajuda em qualquer estabelecimento comercial, onde o atendente aciona a polícia.
.
Os Filhos de Gandhy
Fundado por um grupo de estivadores do porto de Salvador, em homenagem ao líder pacifista indiano homônimo, o afoxé é um símbolo de resistência cultural e de combate às diversas formas de violência. O bloco desfila, exclusivamente, com homens há́ mais de 75 anos.
.
Descrição da imagem: ilustrativa, de quatro caminhões, com mensagens de combate à violência doméstica [fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover