Acontece, no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o levantamento do inventário físico anual dos bens móveis e imóveis de todas as unidades da Corte no Estado. Algumas dúvidas podem surgir durante o processo e, para antecipar esclarecimentos, a Coordenação de Controle Patrimonial (Copat) disponibilizou um vídeo-tutorial sobre o uso do Sistema GEAFIM, plataforma on-line para registro e gerenciamento dos itens.
O vídeo-tutorial esclarece, por exemplo, como proceder caso haja bens não localizados no relatório gerado. Nesse caso, o responsável deve inserir, manualmente, os bens ausentes e o tutorial orienta passo a passo como realizar.
Conferência, localização, conservação e controle do patrimônio são os eixos do levantamento do inventário físico anual dos bens móveis e imóveis das unidades, que tem prazo para finalização em 13 de dezembro, conforme o Decreto Judiciário nº 884/2024.
O documento regulamenta todos os trabalhos que cercam a inventariação e externa a importância de observar a relação da carga patrimonial disponível no Sistema de Gestão Administrativa e Financeira (GEAFIN), módulo Inventário, para os bens registrados no Sistema SIMOV.
O relatório dos trabalhos está previsto para ser divulgado em 31 de dezembro e será utilizado na prestação de contas anual do exercício de 2024, junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Já a entrega do relatório conclusivo do inventário anual de 2024, pela Comissão de Inventário à Diretoria de Finanças e à Diretoria de Suprimento e Patrimônio, está agendada para 30 de janeiro de 2025.
Unidades que deixarem de realizar o inventário por meio do Sistema GEAFIN ficarão suspensas de realizar pedidos on-line de bens permanentes, além de outras possíveis sanções.
Saiba mais sobre o inventário 2024
.
Descrição da imagem: pessoa realizando inventário [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem