A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, participou, nesta sexta-feira (14), da entrega de título de cidadão baiano ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e ao Procurador-Geral da República, Paulo Gonet. A homenagem, de autoria dos deputados Niltinho e Alex da Piatã, ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
“Hoje, vamos comemorar dois novos cidadãos que chegam à Bahia e que vão se tornar baianos”, disse a Presidente da ALBA, Deputada Ivana Bastos, abrindo a solenidade e rememorando a trajetória e as contribuições dos homenageados para a democracia brasileira.
“Este título, de todos que recebi, é o que mais me toca”, disse o Ministro Dias Toffoli, afirmando que a homenagem recebida se estende a todo o Poder Judiciário. Em seu discurso, ele rememorou marcos da história baiana e do Brasil, como o 14 de março – data de nascimento do poeta Castro Alves – e a redemocratização. “Hoje, estamos às vésperas do 15 de março, quando se completam os 40 anos da volta de um civil ao governo”, frisou.
O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, também condecorado pela Casa Legislativa, enfatizou a riqueza da Bahia ao citar nomes de artistas e personalidades do estado, e externou seu sentimento. É como muita alegria que recebo o título de cidadão honorário da Bahia”, realçou.
Participaram da solenidade os(as) Desembargadores(as) Roberto Maynard Frank; Nilson Soares Castelo Branco; Jatahy Júnior; Ivone Bessa Ramos; Maurício Kertzman Szporer; Baltazar Miranda Saraiva; Abelardo da Matta; Marielza Brandão; e Ricardo Dourado. O Juiz Gustavo Teles, Assessor Especial da Presidência, e o Secretário-Geral da Presidência, Pedro Vieira, também estiveram presentes.
.
Descrição da imagem: momento em que os dois homenageados recebem o título de cidadão baiano [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem