A Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ-BA), sob a condução do Desembargador Roberto Maynard Frank, participou no sábado (12) da Ação Cívico-Social realizada no Parque da Cidade, em Salvador, como parte das comemorações pelo Dia do Exército, celebrado em 19 de abril.
A iniciativa, coordenada pela Subsecretária de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Cláudia Cavalcanti, e pelo Coronel André Luís Costa Neto, da 6ª Região Militar, ofereceu uma série de serviços gratuitos à população, promovendo cidadania e inclusão. A participação da CGJ-BA na ação ocorreu por meio do Projeto Corregedoria Presente, que promove o acesso à cidadania por meio de uma atuação integrada com os cartórios extrajudiciais.
Nesta edição, o projeto contou com a colaboração da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), responsável pela emissão gratuita de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos da Bahia (IPETB), que ofereceu consultas a protestos no CPF e no CNPJ; e do Colégio Notarial do Brasil, Seção Bahia (CNB-BA), que viabilizou a formalização da Declaração de Doação de Órgãos (AEDO), por meio de formulário eletrônico.
A primeira adesão à iniciativa de doação de órgãos foi realizada pela enfermeira Vanda Maria Anselmo dos Santos Machado, que externou a importância desse gesto solidário para salvar vidas, reforçando o valor social da ação e o impacto positivo da presença da CGJ-BA no evento.
Além da equipe da CGJ-BA e do Núcleo de Regularização Fundiária (Nuref/CGJ), o evento contou com a participação de representantes da Arpen-BA, do IPETB e do CNB-BA, fortalecendo a atuação conjunta entre o Judiciário baiano e as serventias extrajudiciais.
A ação social, também, contou com uma ampla oferta de serviços gratuitos à população, incluindo atendimentos médicos, odontológicos, vacinação, testagem de ISTs, orientação jurídica, atividades educativas e recreativas, exposições de equipamentos militares e apresentações culturais, como a da Banda de Música da 6ª Região Militar e o canil do 6º Batalhão de Polícia do Exército.
Descrição da imagem: Equipe participante de ação social pelo Dia do Exército, no Parque da Cidade, de pé, posados para foto [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem