Atento à importância dos registros e das narrativas para a preservação da história, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza a Semana da Memória do Poder Judiciário. O evento inicia nesta segunda-feira (6) e segue até sexta-feira (10). A programação conta com palestras, debates, exposições, feira literária e seleção de textos para publicação no site do TJBA.
Os debates, voltados ao público interno e externo, acontecem nos dias 6 e 7, no Auditório Desembargadora Olny Silva, no prédio-sede. Haverá transmissão pelo canal do YouTube do PJBA. As inscrições foram gratuitas.
O evento, também, é uma oportunidade para estudantes e demais participantes produzirem artigos, com até cinco laudas, baseados nas palestras. As produções selecionadas serão publicadas no site do TJBA, na página da Comissão Permanente de Memória do TJBA.
A Aula Magna intitulada “Versando sobre a história da cidade de Salvador”, com o Antropólogo e Historiador Antônio Risério, abre as discussões no dia 6 de maio. A Mesa de Abertura conta com a participação da Chefe do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o Presidente da Comissão de Memória do TJBA, Desembargador Cássio José Barbosa Miranda; o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Jatahy Júnior; o Ouvidor do TJBA e Desembargador Lidivaldo Reaiche; além de representantes da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE).
No dia 7, é a vez do painel “Ditadura Militar: conhecer para não repetir”, conduzido pelo Jornalista e Escritor, Joviniano Soares de Carvalho Neto.
Durante toda a semana, na Praça de Serviços do TJBA, o espectador terá diante de si a exposição “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon. A amostra possibilita uma imersão nas lutas políticas ocorridas na Bahia entre as décadas de 1960 a 1980.
O Átrio da Corte, por sua vez, será o local de instalação da amostra “Minha Cidade, Minha História”. Com a curadoria do Poeta James Martins, as peças reúnem parte do acervo da Coleção Flávia e Frank Abubakir. O trabalho está dividido em cinco painéis ilustrados que trazem registros da evolução do Centro Histórico de Salvador em diálogo com o momento urbano atual.
Saiba mais sobre as exposições
Vale lembrar que 10 de maio é o Dia da Memória do Poder Judiciário e está em sintonia com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 316/2020. “A data, também, honra com o artigo 216 da Constituição Federal que cuida da preservação do patrimônio cultural do nosso país”, destacou o Presidente da Comissão de Memória do TJBA, Desembargador Cássio Miranda, externando a importância do evento.
A Semana da Memória conta com o apoio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp), que tem à frente o Desembargador Jatahy Júnior.
Além do Desembargador Cássio Miranda, integram a Comissão de Memória, na condição de Titulares, as Desembargadoras Maria da Purificação da Silva, Rita de Cássia Machado Magalhães e Lícia Pinto Fragoso Modesto. Fazem parte como Suplentes as Desembargadoras Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi e Regina Helena Ramos Reis; o Desembargador Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto; os Juízes Arnaldo José Lemos de Souza, Joselito Rodrigues de Miranda Júnior, Rosalvo Augusto Vieira da Silva e Gilberto Bahia de Oliveira; e as Juízas Ana Cláudia Silva Mesquita Braid e Andrea Paula Matos Rodrigues de Miranda.
Saiba mais:
Semana da Memória do TJBA: Desembargador Cássio Miranda convida a sociedade para participar
Semana da Memória abre espaço para publicação de artigos dos participantes no site do TJBA
Descrição da imagem: ilustrativa, com desenho do Centro Histórico de Salvador com a imagem da bandeira da Bahia e informações da Semana da Memória {fim da descrição} #pracegover #pratodosverem