O Corregedor-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Roberto Maynard Frank, inaugurou, na segunda-feira (10), no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), localizado no shopping Barra, em Salvador, o novo posto de solicitação e retirada da 2ª via dos registros de nascimento, casamento, óbito e da certidão de protesto vinculada ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). A inauguração, fruto da parceria com o Governo do Estado da Bahia, integra o projeto “Corregedoria presente” e tem o objetivo de promover a cidadania por meio do acesso à documentação de registros civis. Os atendimentos na nova unidade iniciaram nesta terça-feira (11), às 9h, de forma espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.
A cidade de Jequié foi a primeira, no interior da Bahia, a receber o serviço.
“Essa ação é sinônimo de eficiência e quem segue ganhando com ela é o cidadão. Iniciamos o projeto-piloto em Jequié e, agora, passamos a atender também aqui”, disse o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Roberto Maynard, se referindo à primeira unidade na capital baiana e externando o desejo de inaugurar mais estruturas.
Na ocasião, ao representar o Governador do Estado – Jerônimo Rodrigues –, o Secretário de Administração da Bahia, Edelvino Goés, relatou que o núcleo da Corregedoria contribui para ampliar o serviço da Rede Sac. “Estamos já em articulação para abrir mais duas unidades, uma no Shopping da Bahia e a outra na cidade de Feira de Santana”, explicou.
Serviços
Além da oportunidade de obter as segundas vias de registros civis fundamentais, o cidadão poderá consultar, de forma gratuita, a própria situação financeira. “A pessoa, às vezes, não sabe que está com o status financeiro negativado. Com a consulta de protesto, ela terá a ciência do fato e a possibilidade de reestabelecer a sua saúde financeira”, realçou o Presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, Seção Bahia (IEPTB-BA), Claúdio Pereira.
A unidade, instalada na sala 08, funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Marcaram presença na cerimônia, além dos já citados, a Vice-Presidente do Instituto de Protestos, Nadja Reis; o Superintendente do SAC, Flávio Barbosa; a Diretora Operacional da Rede Sac, Nilza Rios; as servidoras do SAC, Daniela Luz e Maria Carolina; o Assessor da CGJ-TJBA, Igor Pinheiro; entre outros.
Descrição da imagem: o Corregedor-Geral da Justiça do TJBA, Desembargador Roberto Maynard Frank, e demais autoridades inaugurando o posto no SAC Barra, em Salvador. {Fim da descrição}
#pracegover #pratodosverem