Com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a prática de ações capazes de medir, reduzir e compensar as emissões dos gases do efeito estufa (GEE), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) lança, neste sábado (12/7), a campanha de comunicação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas”. Os moradores de Salvador, a partir desse sábado, já podem apreciar os 10 outdoors espalhados por toda a cidade sobre o tema.
A ação “Justiça e Sustentabilidade caminham juntas” está alinhada com a Diretriz de número 13 da Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que busca adotar práticas de eficiência energética, reduzindo a emissão de poluentes e promovendo a sustentabilidade ambiental. Também está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e com o Programa Justiça Carbono Zero do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Também compõem a ação: spots (anúncios) em emissoras de rádio da capital e do interior do estado; wallpapers para os computadores internos do TJBA; cards para as redes sociais; vídeos para a Internet; e cartazes fixados nas dependências das unidades do Judiciário baiano.
O conceito das peças traduz, de forma clara e acessível, a mensagem central da campanha: o TJBA entende que fazer justiça vai além da atuação nos processos jurídicos, também envolve cuidar do meio ambiente e da sociedade de forma responsável e ética.
A cor verde das peças publicitárias faz alusão a florestas; e uma mão segurando o globo terrestre rodeado por vegetação lembra que as práticas sustentáveis constituem um papel de todos.
A campanha apresenta as diversas ações do TJBA, realizadas por meio do Núcleo Socioambiental, entre elas o projeto de hortas (que resulta na doação de alimentos para instituições sem fins lucrativos), a instalação de 40 usinas solares e a realização de coleta seletiva. Tudo feito com a intenção de contribuir para a neutralidade de carbono até 2030.
A redução das emissões de GEE proporciona benefícios, tais como: melhoria da qualidade de vida, contribuição para a estabilidade do clima, preservação da biodiversidade e promoção de economias sustentáveis.
Desempenho de Sustentabilidade CNJ: TJBA conquista o 1º lugar
O TJBA alcançou um marco histórico no cenário do Judiciário brasileiro. Pela primeira vez, a Corte baiana conquistou o 1º lugar entre os Tribunais Estaduais de Grande Porte no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), elaborado pelo CNJ. O resultado foi divulgado no dia 30 de junho, durante o lançamento do 9º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário, Ano-base 2024.
Além do protagonismo entre os Tribunais de grande porte, o TJBA subiu sete posições em relação a 2023, saindo do 11º para o 4º lugar no ranking geral nacional, alcançando 74,5 pontos, uma evolução em relação ao ano anterior, quando pontuou 72,5. O Tribunal, também, obteve a melhor colocação entre todos os tribunais do Nordeste, consolidando-se como referência em governança socioambiental no Judiciário brasileiro.
Núcleo Socioambiental
Quem preside? Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho
Como atua? Com a promoção de práticas sustentáveis em todos os prédios do Tribunal. Distribuição de canecas reutilizáveis, criação de hortas e coleta seletiva são alguns exemplos das ações da unidade.
Onde fica?
Prédio Anexo I – 3º Andar – Sala 305 A
Quais os contatos?
Telefones: (71) 3372-1692 / (71) 3372-1693
e-mail: nucleosocioambiental@tjba.jus.br