A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, realizou a XXVIII Reunião de Análise Estratégica (RAE), junto ao Comitê de Governança (CGov). Os indicadores e os macrodesafios, bem como o resultado da Semana do Planejamento estiveram no rol dos assuntos abordados, durante o encontro ocorrido na segunda-feira (29), no Auditório Desembargadora Olny Silva.
“Este é um momento para conhecermos a posição do nosso Tribunal nos diversos eixos em que atuamos, acompanharmos os projetos e a execução dos planos de ação”, disse a Presidente se referindo às metas e aos objetivos traçados no Plano Estratégico do Poder Judiciário do Estado da Bahia para o sexênio 2021- 2026.
O referido instrumento, instituído no âmbito do TJBA pela Resolução nº 03, de 24 de março de 2021, e alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está estruturado em três macrodesafios: Sociedade; Processos Internos; Aprendizado e Crescimento.
Indicadores e projetos
Na condução da XXVIII RAE, o Secretário de Planejamento e Orçamento do Judiciário baiano, Pedro Vivas, apresentou a performance dos indicadores, de acordo com os macrodesafios estratégicos. Entre eles, estava o quantitativo de Casos Novos. No ano passado, foram registrados 1.660.265. A análise atual aponta para um crescimento de 7,85%. “Se continuar nesse ritmo, subiremos para 1.790.528. Esse seria um recorde”, explicou.
O Índice de Produtividade dos Magistrados (IPM) que, no ano passado, foi de 2.711, agora registra um crescimento de 10,00%, totalizando 2.982. O índice de Atendimento à Demanda (IAD), por sua vez, marca um incremento de 2%.
Durante a explanação, o Secretário ressaltou que alguns indicadores serão revisados, em razão de o Plano Estratégico 2021-2026 estar em fase de execução.
Na oportunidade, a Coordenadora de Projetos e Processos, Cristina Cunha, falou sobre o portfólio de iniciativas estratégicas, explicando aos participantes os percentuais de execução e as datas previstas de término de cada um deles.
Já no leque das propostas de iniciativas aprovadas pelo Comitê de Governança, estão, entre outros: “Laços Legais”, da Corregedoria-Geral de Justiça; “Eu Não Posso Esperar”, da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI); “Ampliação de Nível dos Pontos de Inclusão Digital”, da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau (CAPG); “Boas-Vindas” – Programa de formação Inicial para o servidor recém-ingresso, da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima e da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP); “Conecta Justiça”, do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ); Comunicação 360°- SGP; e “Plano de Obras 2024/2026, da Secretaria de Administração (Sead).
Cabe salientar que a Semana da Estratégia do TJBA aconteceu no período de 2 a 4 de abril. Noventa e seis pessoas de 29 diferentes unidades entre magistrados e servidores da área administrativa participaram da ocasião.
As próximas RAEs serão realizadas nos dias 15 de julho e 21 de outubro de 2024.
Descrição da imagem: Participantes da Reunião de Análise Estratégica sentados em suas cadeiras [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem