Com o objetivo de analisar as ações desenvolvidas com vistas ao aprimoramento da governança e da qualidade dos serviços prestados, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou a XXXI Reunião de Análise Estratégica (RAE), junto ao Comitê de Governança (CGov). O encontro, realizado na quinta-feira (24), no Auditório do Anexo II do TJBA, debateu metas nacionais, analisou indicadores estratégicos e projetos inovadores capazes de, entre outros, potencializar a performance do Tribunal baiano.
“A RAE nos faz refletir e discutir sobre como está o tribunal. A partir desse ponto, deliberamos os próximos passos em busca das melhorias necessárias”, disse a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende, avaliando a reunião e mirando na conquista do Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2025, que reconhece as principais ações dos tribunais brasileiros nos eixos Governança, Produtividade, Transparência, Dados e tecnologia.
Na ocasião, a Secretária de Planejamento e Orçamento do TJBA, Larissa Torquato, ao detalhar as Metas Nacionais e o percentual alcançado pelas unidades, destacou o efetivo cumprimento pelo Tribunal baiano da Meta 1, cujo teor foca em julgar mais processos do que os distribuídos, bem como alertou para um esforço concentrado no alcance da Meta 2, voltada ao julgamento de processos mais antigos. Ao fazer um balanço sobre as discussões, a Secretária frisou: “Quando a gente vê uma reunião em que os atores participam, trazem ideias e discutem, é sinal de que a RAE está cumprindo o seu objetivo”.
Dando continuidade, o Diretor de Planejamento Estratégico, Alexsandro Santos, apresentou as projeções do TJBA deste ano com base nos Indicadores do Justiça em Números, os quais tratam dos casos novos, baixados, pendentes, assim como da produtividade de magistrados e do índice de atendimento à demanda. “Houve um crescimento na quantidade de processos baixados de 2.244.000 para 2.356.200”, disse o Diretor enfatizando o crescimento de 5% desse indicador. Outros resultados positivos foram a redução no quantitativo de processos pendentes, de 3.388.900 para 3.024.893; e a diminuição da Taxa de Congestionamento líquida de 60,2% para 56%.
Projetos Estratégicos
Durante a reunião, foram apresentados e aprovados os Projetos: “TJBA por Elas”, “TJBA Protege” e o “Laboratório Jurídico”, da Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau (CAPG); e “Inclusão em Movimento”, da Assessoria Especial da Presidência II (AEP II).
Na oportunidade, exibiu-se a conclusão de projetos estratégicos como: “Boas-Vindas” e “Sistema Integrado da Unicorp”, da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA); “Ampliação do nível dos Pontos de Inclusão Digital” (PIDs), da CAPG; e “Prosseguir”, da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp).
Ao término, a Presidente Cynthia Resende parabenizou a todos pelo desempenho no desenvolvimento e na execução das ações abordadas, tanto aquelas voltadas ao cidadão, a exemplo dos PIDs, quanto às direcionadas a magistrados e servidores, a exemplo do Projeto Prosseguir.