Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Workshop no TJBA coloca a pessoa com deficiência no centro do debate jurídico  
31 de outubro de 2024 às 19:39
Workshop no TJBA coloca a pessoa com deficiência no centro do debate jurídico  

O objetivo principal do Workshop Direitos da Pessoa com Deficiência era capacitar integrantes do sistema de justiça para melhor aplicar a legislação sobre o tema, mas o alcance foi além. Em uma tarde de muito diálogo, questionamentos, esclarecimentos e troca de conhecimento, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promoveu não só o debate, mas também fortaleceu o entendimento sobre os direitos, as necessidades e o potencial das pessoas com deficiência.  

Com a presença de magistrados, servidores, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, professores e associações de representação de pessoas com deficiência, o evento colocou a pessoa com deficiência no centro do debate jurídico. Uma conferência magna do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), abrilhantou a programação.  

Acesse a galeria de fotos  

No primeiro painel, presidido pelo Desembargador Rolemberg Costa e com o tema “Direitos das Pessoas com Deficiência no âmbito Previdenciário e Tributário”, o Auditor Fiscal da Receita Federal, Ivan Kertzman, abordou aspectos no âmbito previdenciário dos quais as pessoas com deficiência têm direito a se beneficiar, enquanto a Professora Fernanda Lage, da Universidade de Brasília (UnB), tratou do equilíbrio tributário. “A tributação precisa ser uma tributação fraterna e as contribuições precisam ser voltadas à capacidade de cada um”, pontuou durante sua explanação.  

O painel teve, também, a contribuição do Defensor Público Clériston Cavalcante, que apresentou a jurisprudência dos Tribunais Superiores; e do Promotor de Justiça Fernando Gaburri. “O Brasil tem legislação vanguardista, mas, muitas vezes, essas leis e a Constituição não são suficientes para salvaguardar os direitos das pessoas com deficiência”, destacou o Defensor.  

Assista ao evento na íntegra 

No segundo painel “Pessoa com Deficiência e Sistema de Justiça”, o Conselheiro Pablo Coutinho, Coordenador do Comitê de Pessoas com Deficiência do CNJ, analisou o impacto da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. O Brasil, como signatário, se compromete a levar em conta, em todos os programas e políticas, a proteção e a promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência.  

Provocado pela Desembargadora Soraya Moradillo Pinto, que presidiu a Mesa, o Conselheiro analisou que o Brasil ocupa um lugar de destaque mundial quanto ao avanço da legislação, mas que ainda tem um caminho a percorrer em relação ao comportamento da sociedade.  

Após o Professor Maurício Requião abordar os reflexos da Lei nº 13.146/2015 (Lei de Inclusão) no novo conceito de deficiência (hoje não mais um conceito médico, e sim biopsicossocial), a Juíza Patrícia Cerqueira, Titular da 1ª Vara de Sucessões, Órfãos e Interditos de Salvador, apresentou nuances contundentes sobre o tema com o qual lida diariamente. “Ao analisar o sistema de justiça, a gente vai encontrar diversos avanços dignos de nota, mas ainda carece de mudanças relevantes em pontos sensíveis. Ainda existe uma falta de abordagem individualizada, uma tendência a tratar todos os casos de maneira semelhante, na contramão da Convenção sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, que impõe individualização”, destacou.  

Workshop no TJBA coloca a pessoa com deficiência no centro do debate jurídico  

Ao fim do workshop, a Magistrada lançou o livro “Pessoa com Deficiência em Situação de Curatela e Sistema de Justiça”, resultado de sua pesquisa de Doutorado em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). A pesquisa categorizou 2.049 pessoas com deficiência. “Eu queria conhecer quem eram aquelas pessoas nos meus processos”, disse a Juíza e autora do livro.  

Texto publicado: Ascom TJBA