Um portal mais inclusivo. Foi atendendo a essa proposta que o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) implantou, neste mês de julho, em seu site institucional, o Rybená. Trata-se de um sistema que traduz textos do português para Libras e Voz, possibilitando a pessoas com deficiência auditiva, dislexia e outras dificuldades de leitura consumir e interagir com os conteúdos divulgados no meio on-line.
Localizada no lado esquerdo do portal, a ferramenta disponibiliza três símbolos: mãos, voz e olho. As “mãos” referem-se à opção de libras, a qual, quando acionada, oferece comandos como: permitir às pessoas surdas acessarem o texto por meio de gestos; parar a transmissão; escrever a palavra que se pretende buscar; e ouvir o conteúdo da respectiva página.
Ao clicar no símbolo da “voz”, o sistema faz a leitura, conforme os direcionamentos do interessado. Já a imagem do “olho”, abre o painel “Acessibilidades Adicionais”. Nele é possível configurar a luz do portal; destacar os links das matérias; utilizar a régua móvel do “leia aqui”. Também é ofertado à pessoa com dificuldade para ler a “máscara de leitura” – uma luz focal móvel, a possibilidade de espaçar a distância das letras e de aumentar ou diminuir a fonte.
A medida atende à Resolução n. 401 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual, entre outros pontos, esclarece a importância de portais e sites dos órgãos públicos serem acessíveis às pessoas com deficiência. O PJBA reconhece a necessidade de tornar o Judiciário cada vez mais acessível a todos, bem como, o poder da tecnologia para transformar vidas.
Descrição da imagem: ilustrativa – card contendo a frase “Acessibilidade: PJBA implanta em seu portal ferramenta de tradução de libras e voz”, acompanhada da imagem da assistente virtual da ferramenta Rybená.
#pratodosverem #pracegover