Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Corregedor das Comarcas do Interior do TJBA lança o livro “Tecendo palavras e silêncios”; obra reflete sobre Fake News 
11 de novembro de 2023 às 11:21
Corregedor das Comarcas do Interior do TJBA lança o livro “Tecendo palavras e silêncios”; obra reflete sobre Fake News 

“Fake News sempre existiu, o que temos de novo são as redes sociais que fazem com que o potencial da notícia inverídica tenha uma rápida disseminação”, disse o autor do livro, “Tecendo palavras e silêncios”, o Corregedor das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Jatahy Júnior. Na obra, o Escritor aborda debates de temas atuais, a exemplo das notícias falsas.

O lançamento, ocorrido na quarta-feira (8), na sala 309, do edifício Anexo II do TJBA, contou com a presença de autoridades da Justiça Estadual e Federal. Além do Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, que fez questão de prestigiar o colega Magistrado, marcou presença o Procurador-Geral da República, Augusto Aras; o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Deputado Adolfo Menezes; e o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Roberto Maynard Frank.   

Desembargadores, Juízes e amigos prestigiaram o anfitrião da noite, que autografou os exemplares, após discursar para os presentes.  

Corregedor das Comarcas do Interior do TJBA lança o livro “Tecendo palavras e silêncios”; obra reflete sobre Fake News 

O livro, que reúne uma coletânea de artigos sobre Fake News e outras temáticas correlatas, é fruto da Dissertação ‘Atividade do juiz eleitoral e Fake News: uma revisão da literatura e percepção sobre a prática’, defendida no Programa de Mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).   

“Fake News sempre existiu, o que temos de novo são as redes sociais que fazem com que o potencial da notícia inverídica tenha uma rápida disseminação”, disse o Desembargador Jatahy Júnior dando uma prévia do conteúdo abordado.    

Para o Ministro do Superior Tribunal de Justiça – Reynaldo Soares da Fonseca, que escreveu o prefácio da obra –, “Os textos de Jatahy representam a manifestação de um espírito filosófico naturalmente crítico, mas especialmente provocador”.    

Dentre os Magistrados presentes no lançamento, estavam os Desembargadores José Edivaldo Rocha Rotondano, Corregedor-Geral do TJBA; Baltazar Miranda Saraiva; João Bôsco de Oliveira; Cássio José Barbosa Miranda; Mário Albiani Júnior; Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto; José Alfredo; José Soares Ferreira Aras Neto; Emílio Salomão Pinto Resedá; Geder Luiz Rocha Gomes; Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro; Pedro Augusto Costa Guerra; e as Desembargadoras Ivone Bessa, Maria de Lourdes Pinho Medauar, Maria de Fátima Silva Carvalho, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Nágila Brito e Cynthia Maria Pina Resende.    

Também marcaram presença a Juíza Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Rita de Cássia Ramos; o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; o Juiz Eldsamir Mascarenhas; entre outros.  

Confira a galeria de fotos do evento 

Texto publicado: Ascom TJBA