Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Corregedorias do PJBA lançam novo portal do Núcleo Extrajudicial, com foco na acessibilidade e visual simples
3 de novembro de 2022 às 13:55
Corregedorias do PJBA lançam novo portal do Núcleo Extrajudicial, com foco na acessibilidade e visual simples

Corregedorias do PJBA lançam novo portal do Núcleo Extrajudicial, com foco na acessibilidade e visual simples  

Fácil, prático, intuitivo e simples! Assim é o novo portal Extrajudicial do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). Organizada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) e a Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), o foco da página é o cidadão, que pode utilizá-la de forma responsiva e sem deixar de lado a acessibilidade.  

Acesse aqui o portal 

Uma pessoa com deficiência visual pode acessar o portal e conferir o conteúdo por meio de um leitor de tela, além disso, ao ser visitada através de diversos dispositivos móveis ou não (celular, tablet, computador, televisor) a página conta com recursos que permitem a adequação para cada tela.  

Cabe salientar que a acessibilidade irá garantir o máximo de inclusão possível no âmbito digital para o atendimento dos mais diversos tipos de usuário. 

“Por muito tempo, o extrajudicial foi visto com desconfiança por grande parte da população, por um histórico de dificuldade de acesso e baixa qualidade no serviço. O Tribunal de Justiça vem trabalhando com afinco para mudar esse cenário desde a privatização do serviço, mas, infelizmente, são mudanças que levam tempo para ocorrer. O desafio de acelerar esse processo foi abraçado pela nossa gestão, e o objetivo é que o legado desses dois anos traga uma melhoria significativa no cenário do extrajudicial”, explica o Corregedor-Geral, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. 

O novo portal apresenta serviços como “Tabelas de custas”, “Localização dos cartórios”, “Consulta de Daje” e “Certidões”. Tudo com um visual simples, que busca a aproximação do cidadão. “É mais uma ferramenta de comunicação disponível para o jurisdicionado, o que só atesta o nosso compromisso com a transparência e o nosso dever de bem informar”, diz o Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior. 

A página é um instrumento que visa facilitar o acesso do cidadão a informações acerca dos serviços prestados pelas serventias extrajudiciais. Nele, o cidadão poderá verificar a autenticidade de selos e informações sobre plantão de óbitos, além de obter informações referentes a correições, localização e funcionamento dos diversos cartórios. Poderá, ainda, ter acesso às normas e às notícias atinentes ao universo dos serviços extrajudiciais, além de acompanhar nossos projetos. 

Segundo a Juíza Auxiliar da CGJ Indira Meireles, o trabalho extrajudicial é imprescindível para o cidadão, “pois é nele que se concentram alguns dos principais acontecimentos das nossas vidas”. É no cartório de Registro Civil que são publicizados nascimentos, casamentos e óbitos. Além disso, diversos serviços prestados pelas serventias precisam ser acessados quando se é necessário atestar a autenticidade de documentos, reconhecer firmas, outorgar procurações, ou realizar a compra e venda de imóveis, por exemplo.  

Os serviços do extrajudicial também são utilizados para a realização de inventários, divórcios e testamentos. Os atos de empresa também dependem do extrajudicial, por meio do Cartório de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas. O serviço extrajudicial é, portanto, parte de nossas vidas e necessário ao exercício da nossa cidadania. 

 

Descrição da imagem: fachada do Tribunal com um filtro azul. No card tem as marcas das Corregedorias e do PJBA. Além disso no meio tem escrito “Está no ar o Portal Extrajudicial” {fim da descrição}. 

  

#Pratodosverem #pracegover 

Texto publicado: Ascom PJBA