Nesta sexta-feira (03), o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência evidenciando ações que tem desenvolvido para tornar o Tribunal baiano cada vez mais acessível digitalmente. Na segunda-feira (29) desta semana, o PJBA lançou um novo Portal da Transparência, completamente adaptado para Pessoas com Deficiência (PcD), com o uso de dinâmicas internacionais e respeito ao desenho universal de criação de projetos para acessibilidade.
Para atingir a pontuação de 9.5 no Accessmonitor, foram realizados ajustes de padronização do CSS, SCRIPTS e HTML do novo portal. Seguiu-se as orientações apresentadas pelos sistemas Asesweb (https://asesweb.governoeletronico.gov.br/) e Accessmonitor (https://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt/), que após a validação, indica as possíveis desconformidades de acessibilidade que devem ser analisadas e corrigidas. O novo portal trabalha também com as métricas de acordo com a W3C e WCAG 2.1.
O Portal da Transparência disponibiliza o uso de leitores de monitor para deficientes visuais. O Servidor João Eudes, que tem deficiência visual e faz parte da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJBA, fez o teste do novo portal, no dia 01/12, e aprovou o sistema.
A formatação segue outros dois portais que foram criados na atual gestão do Presidente Desembargador Lourival Almeia Trindade – Balcão Virtual e Serviços Online.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é uma data comemorativa promovida pelas Nações Unidas desde 1992. Busca informar a população sobre assuntos relacionados à deficiência, a fim de promover reflexões sobre o tema, mobilizando na defesa da dignidade, da igualdade dos direitos e acessibilidade. Objetiva também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, político, econômico e cultural.
João Eudes
Servidor e membro integrante da Comissão de Acessibilidade
O novo Portal da Transparência do PJBA foi estudado e projetado pelo Grupo de Trabalho do Portal da Transparência, criado pela Secretaria Geral da Presidência (SGP) em abril de 2021, com 12 representantes de distintas secretarias/unidades, incluindo juízes e servidores. A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJBA, a Secretaria de Tecnologia, Informação e Modernização (SETIM), por meio da Coordenação de Sistemas (COSIS), e a Assessoria de Comunicação (ASCOM) contribuíram na criação de estudo técnico voltado para acessibilidade digital.