A Juíza Josélia Gomes do Carmo é a entrevistada da segunda edição do podcast Conhecendo o Judiciário, que vai ao ar às segundas e às sextas-feiras de março, sempre às 10h e às 16h. Aberto a todos os interessados, mas com foco em estudantes de direito, o programa é um espaço para tirar dúvidas sobre o universo jurídico e conhecer mais o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
Titular da Vara única da Comarca de Capela do Alto Alegre, a magistrada trilha seu caminho, também, como educadora. É coordenadora pedagógica da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) e professora de oratória com foco em provas orais de concursos jurídicos. Antes disso, foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, seu estado natal.
Ex-soldado da Polícia Militar, tomou posse como juíza em agosto de 2022 e o TJBA foi a escolha em um extenso rol de aprovações em concursos públicos que incluiu o Tribunal de Justiça do Piauí e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas, entre outros.
Para quem deseja passar nos concursos mais concorridos da área jurídica, a Juíza Josélia do Carmo menciona os métodos de estudo que tinha quando era ‘concurseira’ e aponta duas virtudes essenciais. “Determinação e foco. As pessoas que não passam, geralmente, são as que desistem. Quem não desistiu, passou. Enquanto você não tomar posse, a prioridade terá que ser o estudo”.
Em outros pontos da entrevista, ela explica a rotina de trabalho e revela o caso que considera mais marcante em sua carreira na magistratura. O episódio está disponível no Spotify (Rádio Web TJBA) e no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube.
O podcast Conhecendo o Judiciário faz referência ao projeto de mesmo nome do TJBA que tem como foco estudantes de instituições de ensino superior. Os alunos visitam a sede do Tribunal, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e o Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, ambos em Salvador.
.
Descrição da imagem: a juíza e o repórter sentados no estúdio da Rádio Web TJBA [fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover