Com a intenção de homenagear o Jurista Ruy Barbosa e destacar a importância dos trabalhos desenvolvidos por ele, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA) se uniu a 12 instituições para difundir uma programação especial para o centenário de falecimento de Ruy Barbosa, comemorado em 1º de março de 2023.
A apresentação do cronograma de ações aconteceu sexta-feira (5/11), em uma coletiva para jornalistas na sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI). A ocasião contou com a presença do Desembargador Lidivaldo Reaiche, representando o Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade.
Segundo o Desembargador Lidivaldo, a expectativa para os festejos é positiva, pois a ligação de Ruy Barbosa com a Corte baiana é forte. “Temos processos dele digitalizados no PJBA. Isso é uma preciosidade”. O Magistrado também destaca que o advogado é o “pai do mandado de segurança”, porque foi o primeiro a usar o documento na área cível.
O Desembargador Lidivaldo Reaiche é Presidente da Comissão Organizadora dos Eventos do Centenário da Morte de Ruy Barbosa do PJBA, instituída pelo Decreto Judiciário nº 619, de 4 de outubro de 2021.
Sobre as ações do centenário, o Presidente da ABI, Ernesto Marques, frisou que a união das instituições é uma forma de comemorar juntos o legado de Ruy Barbosa. “Não é simplesmente fazer uma homenagem sobre o vulto histórico, mas resgatar o pensamento de Ruy sobre o Brasil”, destacou, e acrescentou como a trajetória do jurista pode influenciar até hoje no país.
Dentre as novidades das comemorações, está a reabertura do Museu Casa de Ruy Barbosa, a edição do livro “Velhos e novos olhares sobre Ruy Barbosa”, o lançamento da reedição da biografia de Ruy, de Luís Vianna Filho, a reedição do livro “História da Construção do Fórum Ruy Barbosa” e palestras sobre a figura histórica.
As atividades possuem o objetivo de ampliar o conhecimento que existe atualmente sobre Ruy Barbosa e disseminá-lo junto à sociedade, principalmente os mais jovens. “Queremos, sobretudo, deixar Ruy na memória dos baianos, especialmente os mais jovens. Ele foi tudo o que se possa dizer em relação às situações que você tem na vida social”, frisou o Professor Edvaldo Brito, Presidente da Comissão Executiva dos trabalhos. Abaixo ele enumera as facetas de Ruy Barbosa:
Além do Professor, fazem parte da Comissão Executiva o Desembargador Lidivaldo Reaiche e o Jornalista Ernesto Marques, Presidente da ABI.
O colegiado das instituições responsáveis pelas comemorações do centenário se reúne desde julho deste ano. Fazem parte, além do PJBA e da ABI, a Associação Comercial da Bahia (ACB), a Academia de Letras da Bahia (ALB), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Câmara Municipal de Salvador (CMS); o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB); a Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMB); o Tribunal de Contas do Estado (TCE); o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); a Secretária de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA); e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (SECULT).
Tribunal – O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) possui o Monumento Ruy Barbosa no átrio do edifício-sede. A obra é uma escultura onde o jurista está sentado, com uma cadeira vazia ao lado, para que os visitantes possam interagir.
O Tribunal também reeditou a 2ª edição do livro “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, com as devidas atualizações, no ano de 2019.