O Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G) e a Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), encerraram, na sexta-feira (22), a primeira etapa da Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa – Turma Julho/2022. As aulas teóricas aconteceram entre 18 e 22 de julho, em modalidade presencial. O curso teve como docentes Miriam Santana (Coordenadora), Cristina Goulart, Isis Franco e Maria Janaína Nogueira.
A Turma Julho/2022 foi escolhida pelo NJR2G, atualmente presidido pela Desembargadora Joanice Guimarães, que participou da formação na quinta-feira (21). O propósito da ação foi contemplar, em especial, os magistrados e servidores membros das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação, do 1° e do 2° Graus do Tribunal baiano.
Além desse público, vale ressaltar a participação da equipe da Vara da Infância e do Cejusc de Lauro de Freitas, por iniciativa da Juíza Maria Helena Lordelo, que busca incorporar as práticas de Justiça Restaurativa (JR) nas unidades; de profissionais de Feira de Santana, indicados pela Juíza Kátia Regina para viabilizar o projeto de implantação da JR na Comarca; de facilitadoras do Cejusc Justiça Restaurativa Lapinha; e de estagiários do NJR2G e advogados.
“[O curso] foi uma das mais gratas surpresas que eu, como Psicólogo e operador do Direito, pude ter servindo em 24 anos no Tribunal de Justiça”, declarou o cursista Cláudio Manoel Nascimento Gonçalo da Silva, Psicólogo da Ouvidoria da Mulher, de Gênero e da Discriminação do PJBA. “Promover uma Justiça baseada no contexto social e nas diferentes realidades das partes é a melhor tendência que eu vejo no Judiciário. A equipe e a Desembargadora Joanice Guimarães estão de parabéns por fazer nós, servidores, nos sensibilizarmos com a possibilidade de servir melhor os cidadãos brasileiros”, acrescentou.
O curso objetiva habilitar os participantes a realizar a prática restaurativa de Círculo de Construção de Paz, além dos demais processos circulares, tanto em casos judicializados encaminhados pelo magistrado, como em situações fora da esfera formal de controle.
“A semana foi marcada por emoção, conexão e engajamento de todas as pessoas envolvidas nessa formação. Percebo o comprometimento estabelecido entre a turma e fechamos esse ciclo confiantes de que estamos no caminho certo,” afirmou Miriam Santana.
A etapa prática acontece de 08 de agosto de 2022 a 08 de fevereiro de 2023, momento em que os facilitadores em formação também terão o acompanhamento das instrutoras do curso.
Descrição da imagem: Desembargadora Joanice Guimarães, ao lado das instrutoras da formação e dos participantes. Todos estão de pé, olhando para frente. No chão, elementos de reflexão utilizados na dinâmica do círculo restaurativo [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem