Cuidar e educar. Esses são os pilares do projeto Saúde do Adolescente e Jovem, promovido pelo Poder Judiciário da Bahia (PJBA). O propósito é incentivar à saúde e o bem-estar em uma perspectiva ampliada, além da prática educativa entre os estagiários de ensino médio do Tribunal. Já nesta segunda-feira (17), acontece a palestra “Sexualidade, respeito à diversidade, saúde sexual e reprodutiva”, em dois horários, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
Dentre outras intenções, o debate tem o objetivo de informar e discutir com adolescentes e jovens (com idade entre 15 e 19 anos), sobre estratégias de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
A palestra é resultado de uma parceria do PJBA com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Além disso, a atividade faz parte das ações do Estudo PrEP1519 – Estudo da Efetividade da Profilaxia Pré Exposição (PrEP) para o HIV. O estudo em questão está em desenvolvimento em três grandes capitais do país: Salvador (Ufba), São Paulo (USP) e Belo Horizonte (UFMG).
O projeto Saúde do Adolescente e Jovem tem como idealizadora a Assistente Social da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), Denise Ferreira, em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes). A ideia surgiu após identificarem a necessidade de trabalhar temas relacionados ao universo da juventude e o mundo do trabalho, à saúde numa perspectiva ampliada e seus impactos no mundo do trabalho, voltados para os estagiários de nível médio.
Os palestrantes da explanação “Sexualidade, respeito à diversidade, saúde sexual e reprodutiva” são: Priscilla Caires, Coordenadora Clínica do PrEp1519 em Salvador, Cientista social e Assistente Social da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Especialista em Saúde da Família (EESP/ Sesab); os educadores Gilberto Bispo e Dante Freire. Ainda contamos na coordenação do projeto a Professora Inês Dourado, Coordenadora Geral, Médica e Epidemiologista, Professora do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba; e o Professor Laio Magno, Vice-Coordenador e professor do Departamento de Ciências da Vida da Uneb. A Assistente Social Denise Ferreira é a mediadora do evento.
A iniciativa Saúde do Adolescente e Jovem tem o intuito de desenvolver atividades de educação e saúde com vistas a potencializar o projeto de vida dos jovens e melhor qualificar a sua prática profissional em campo de estágio. Além disso, considera que todos os espaços são potencialmente importantes para promover conhecimento, prevenção e promoção de saúde para o público-alvo.
Em novembro, as ações do projeto visam o debate sobre a construção positiva da identidade étnico-racial, bem como o combate da discriminação, preconceito, racismo institucional e de outras expressões da desigualdade de raça, e valores ou direitos protegidos ou que comprometam os ideais defendidos pela Constituição Federal de 1988.
Descrição da imagem: marca do projeto Saúde do Adolescente e Jovem {fim da descrição}.
#Pratodosverem #pracegover