O desembargador Carlos Cintra inaugura amanhã, 13, em Guanambi, no Sudoeste do Estado, o fórum da comarca e uma unidade do Balcão de Justiça e Cidadania, a partir das 9 horas.
O novo fórum possui 4.900 m2 de área total e 1.703 m2 de área construída, onde vão funcionar unidades judiciárias como as Varas Cível e Crime, o Cartório de Registro Civil, a Unidade Gestora, além de um espaço para a realização de casamentos, com capacidade para 140 pessoas. O local também possui estacionamento privativo e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Para o diretor do fórum, juiz João Batista Pereira Pinto, “a construção do prédio é uma obra de grande porte, que mostra o compromisso do Tribunal de Justiça com a reestruturação da Comarca de Guanambi e dos serviços judiciais prestados à população local”.
As instalações dos Juizados Especiais e o Tabelionato de Notas, que atualmente funcionam em outros espaços no município, passarão a atender no prédio do antigo fórum, que é de propriedade do Tribunal de Justiça.
Balcão de Justiça – O Balcão de Justiça e Cidadania será instalado em parceria com a Faculdade Guanambi, que cederá dois advogados e estagiários do curso de Direito, que trabalharam em regime de rodízio na unidade.
De acordo com o juiz, muitos dos estagiários já possuem experiência na condução de processos de conciliação, porque já passaram por treinamentos e participaram das semanas nacionais de conciliação, realizadas em 2009.
Em sua avaliação, “a instalação da unidade vai ajudar a desafogar os serviços da Vara Cível, principalmente os referentes aos casos de família, além de eliminar previamente o surgimento de novos processos que provocariam desgaste tanto para as partes, quanto para o Judiciário”.
Texto: Lorena Vasconcelos