Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA apresenta o Programa Trilhas e sensibiliza gestores para a importância da gestão por competências  
15 de abril de 2025 às 17:56
TJBA apresenta o Programa Trilhas e sensibiliza gestores para a importância da gestão por competências  

Com o objetivo de implementar o modelo de gestão por competências, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) abriu as portas do Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede da Corte, em Salvador, e promoveu, na segunda-feira (14/04), uma sensibilização com gestores da capital e do interior. O evento, iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) com o apoio da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas, teve o objetivo de apresentar o Programa Trilhas, o qual visa aprimorar a gestão de pessoas no Judiciário baiano e está alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 (Resolução CNJ nº 325/2020).   

“As trilhas são os caminhos que nos permitem acessar não somente o resultado destinado, mas também o ponto referencial para uma futura estrada. Nesse sentido, é fundamental, na consolidação deste modelo, o engajamento de todos”, disse a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende, introduzindo o tema ao público presente. Além dela, compuseram a Mesa de Abertura a Secretária-Geral da Presidência, Viviane da Anunciação Souza Oliveira; o Secretário de Gestão de Pessoas, Luís Alberto Teixeira Melo; e a Coordenadora do Projeto Trilhas, Camila Gonçalves.  

Na sequência, foi a vez de o Doutor em Teoria e Pesquisa Comportamental, professor e psicólogo Thiago Dias Costa apresentar o Projeto Gestão por Competência. “É um modelo onde todas as decisões tomadas a respeito dos(as) servidores(as) consideram os objetivos estratégicos da casa”, explicou. Em sua explanação, ele detalhou as etapas da primeira fase desse modelo, que abrange, entre outros, a análise documental, os grupos focais e a avaliação.   

Assista à palestra na íntegra aqui.    

De acordo com a Coordenadora da Codes e gerente do Projeto Trilhas – Camila Gonçalves –, a gestão por competência tem várias etapas até o alcance do objetivo final. “Esse passo inicial é para engajar servidores e gestores e despertá-los para a importância desse tipo de gestão”, destacou aludindo ao modelo que conta com as etapas de mapeamento, avaliação e resultado de competências.  

Na plateia, atentos e atentas à exposição, estavam gestores e gestoras como a Diretora da Secretaria da 1ª Vara dos crimes contra a criança e o adolescente da Comarca de Salvador, Viviane Neres. “Ser gestor envolve várias facetas e estar aqui hoje participando disso é muito importante”, realçou.   

Relatos  

Durante o evento, a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende, e o Secretário da Segesp, Luís Alberto, reforçaram a importância do tema.  

Texto publicado: Ascom _ TJBA