O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) informa a mudança na data de exibição do documentário Expedição 21, que conta as histórias e aventuras de jovens com síndrome de Down. A narrativa, produzida pelo diretor Alex Duarte, será exibida no auditório do edifício-sede do TJBA na terça-feira (17), às 16h.
O filme, uma realização do Projeto Cromossomo 21, traz os bastidores da primeira imersão de pessoas com deficiência intelectual da América Latina, durante a qual 18 jovens com síndrome de Down de diferentes partes do país exercitaram sua autonomia e independência, por meio de um treinamento de empoderamento e reconhecimento do sujeito, incluindo a oportunidade de aprender a morar sozinho.
“Eles são seres humanos excepcionais! São pessoas muito boas e eles podem fazer de tudo, não são limitados de forma nenhuma”, é o que diz o Presidente em exercício do TJBA, Desembargador Augusto de Lima Bispo, ao comentar sobre o documentário.
Desembargador Augusto de Lima Bispo
Presidente em exercício do TJBA
Para a Juíza Marielza Maués, membro da Comissão de Acessibilidade do TJBA, “a produção e divulgação desse documentário impacta positivamente a vida das pessoas com deficiência, chamando todas as instituições a participar da inclusão, em especial daqueles com síndrome de Down”.
Ainda segundo a Magistrada, “a participação do TJBA na exibição deste documentário simboliza que o Poder Judiciário possui profundo respeito aos direitos das pessoas com deficiência, e procura cumprir os objetivos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – LIB n. 13.146/2015”.
Confira como foi o processo de produção do documentário Cromossomo 21.
O TJBA possui uma Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, que foi instituída conforme disposto no Decreto Judiciário nº 214, de 23 de fevereiro de 2018. A Comissão, atualmente presidida pelo Desembargador Júlio Travessa, tem o objetivo de assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o pleno exercício de seus direitos. Também, busca promover amplo acesso às dependências e aos serviços prestados pelo Tribunal e a disseminação de práticas inclusivas que visem à conscientização da importância da acessibilidade em seu sentido mais amplo para o pleno exercício dos direitos humanos e da cidadania.
Cromossomo 21 – O Projeto tem o objetivo de realizar a inclusão na prática. O grupo atua em atividades e projetos que visam o desenvolvimento das capacidades e da defesa de pessoas com síndrome de Down, autismo e outras deficiências intelectuais, sendo reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e premiado em Hollywood. O projeto trabalha com palestras em todo o Brasil, trazendo uma nova visão para o universo da inclusão.
O filme, desenvolvido pelo projeto Cromossomo 21, conta com o apoio da Associação Baiana de Síndrome de Down (Ser Down), para exibição na Bahia.
Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) – Com o objetivo de apresentar informações importantes sobre os direitos da Pessoa com Deficiência, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), lançou, no dia 6 de dezembro, uma cartilha voltada para a preservação e garantia desses direitos. O documento também relaciona as instituições e órgãos públicos que podem auxiliar as pessoas com deficiência, facilitando o acesso à informação. A cartilha é uma das iniciativas feitas pela DPE voltadas para as PcD, como explica a Defensora Pública Cláudia Ferraz.
Cláudia Ferraz
Defensora Pública
A cartilha Direitos das Pessoas com Deficiência, da DPE/BA, também está disponível na versão videobook, no intuito de torná-la acessível a todos. O vídeo conta com recursos de audiodescrição e tradução em Libras.