Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA participa de ato especial da Secretaria de Política para as Mulheres, em homenagem ao Dia da Mulher  
10 de março de 2025 às 19:13
TJBA participa de ato especial da Secretaria de Política para as Mulheres, em homenagem ao Dia da Mulher  

A Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), representou a Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, no evento da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), realizado em homenagem ao Dia da Mulher. Durante o encontro, foram anunciadas novidades relacionadas à ampliação da rede de assistência à saúde e ao fortalecimento do acesso das mulheres baianas ao mercado de trabalho.  

Ocorrida no dia 8 de março, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), a solenidade contou com a participação do Governador Jerônimo Rodrigues e da Primeira-Dama Tatiana Velloso. Além disso, diversas secretarias estaduais, autoridades e representantes de movimentos de mulheres estiveram presentes ao evento.   

No decorrer da cerimônia, foram assinadas várias medidas, dentre elas a autorização para a realização de um mutirão de 1.400 cirurgias de redução mamária não estética até dezembro e de 23 mil atendimentos, coordenados pela Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), que incluem exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo, exames laboratoriais e odontológicos e consultas com mastologista, ginecologista, cirurgião-geral, oftalmologista e nutricionista.  

No âmbito do monitoramento das políticas públicas estaduais, foi instituído o Comitê Permanente Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio, que passa a contar, entre as pastas estaduais, com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); com a Secretaria de Cultura (SECULT); e com três representantes de movimentos de mulheres.  

Além disso, foi instituído um Grupo de Trabalho Intersecretarial para elaborar o Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça. Durante o evento, o Estado, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), certificou com o Selo Lilás a Fundação de Previdência Complementar do Estado da Bahia (PrevBahia) por boas práticas no tema de gênero no ambiente profissional.  

Coordenadoria da Mulher do TJBA – A Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Bahia foi instituída por meio do Decreto Judiciário nº 547, de 19 de agosto de 2011. Esse normativo cumpre a Resolução nº 128 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujo teor estabelece a criação das coordenadorias nos Tribunais de Justiça Estaduais, responsáveis pela elaboração de sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário na área do combate e da prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Essa medida visa garantir os direitos humanos das mulheres nas situações previstas na Lei Maria da Penha.  

A Coordenadoria possui, também, a incumbência de promover a articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais.  

Descrição da imagem: Desembargadora Nágila discursando para mulheres presentes no ato de homenagem ao dia da mulher [fim da descrição].       

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom _ TJBA, com informações ba.gov.br