Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA realiza seminário e oficinas de práticas restaurativas para alunos de Direito em Ilhéus   
10 de dezembro de 2024 às 16:32
TJBA realiza seminário e oficinas de práticas restaurativas para alunos de Direito em Ilhéus   

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) da Comarca de Ilhéus, em parceria com a Faculdade de Ilhéus, realizou seminários e oficinas de práticas restaurativas, com o objetivo de sensibilizar e capacitar futuros profissionais, no tocante à importância da solução consensual de conflitos na construção da paz social.   

Ocorrido no dia 3 de dezembro, na Faculdade de Ilhéus, o evento contou com a presença de 120 universitários do curso de Direito, entre o 7º e o 10º semestre.  A ação focou em expandir o conhecimento sobre a Justiça Restaurativa. O seminário teve como tema central a valorização da mediação e da cultura de paz, sendo uma oportunidade para os alunos do curso de Direito, especialmente dos últimos anos de formação, se envolverem em práticas que os conectam com temas contemporâneos, relacionados à resolução de disputas de forma consensual.  

A programação foi dividida em dois momentos. O seminário contou com a palestra da Juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, Coordenadora do Cejusc de Ilhéus, que abordou a importância da Justiça Restaurativa no contexto atual e suas aplicações no sistema judiciário e na sociedade. A segunda parte foi dedicada às oficinas de práticas restaurativas.   

Grupos de até 15 alunos participaram de círculos simultâneos de construção de paz, com o tema “Desafios de um recém-formado e como superá-los”. Essa atividade visou criar um espaço, para que os estudantes compartilhem suas experiências e reflexões sobre a transição da vida acadêmica para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que se familiarizam com as práticas circulares, de modo a promover o diálogo aberto e respeitoso, essenciais à resolução de conflitos.  

Além de proporcionar um ambiente de aprendizado prático, o evento ofereceu benefícios acadêmicos. Para os alunos da Faculdade de Ilhéus, a participação contou como atividade de extensão, com carga horária complementar.   

Descrição da imagem: Juiza Sandra Magali palestrando para alunos que estão sentados em cadeiras [fim da descrição]. 

Texto publicado: Ascom _ TJBA