Os estagiários de nível médio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) participaram, nesta segunda-feira (18), do 5º Encontro do Projeto Ampare, realizado pela Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CODES), pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp). Os estudantes assistiram ao filme “Alice Júnior” e tiveram a oportunidade de debater sobre temas como identidades de gênero, transfobia, bullying e combate à discriminação.
A sessão de cinema, regada a pipoca e refrigerante, aconteceu nos turnos matutino e vespertino e teve a mediação da Juíza e Presidente da Comissão para a promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (COGEN), Angélica Matos, e do educador e transativista Bruno Santana. O cine-debate celebra o Dia Internacional da Visibilidade Trans, comemorado em 31 de março.
“Os jovens passam por um processo de formação no Judiciário e fiquei muito feliz com a participação dos alunos que trouxeram palavras como respeito e acolhimento para o debate”, destaca a Juíza Angélica Matos. O educador Bruno Santana salienta que “esses encontros são importantes, particularmente para mim como pessoa trans, por ser um espaço para colocar as diferenças como potência e não como ameaça”.
Já para a estagiária Alice Verônica, de 16 anos, lotada na Diretoria de Primeiro Grau, a experiência foi boa porque “aprendi muito e esse debate exercita a pensar diferente e agir diferente. Quero que existam outros encontros”.
O Projeto Ampare (Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminação e Violência de Gênero para Estagiários do TJBA) realiza encontros periódicos visando debater questões sociais de importância pública. E, ao final do encontro, foi entregue um panfleto aos participantes com um recado: “Respeite as diferenças!”.
Descrição da imagem: Estagiários na sala do 5º Encontro do Projeto Ampare, assistindo ao filme Alice Júnior [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem