Será que você está trabalhando com uma postura correta? Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho seguro e saudável para os colaboradores, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), aborda a importância do Abril Verde – mês voltado à conscientização sobre o tema.
O mês obteve relevância a partir de um acidente ocorrido em 28 de abril de 1969 nos Estados Unidos. Uma mina explodiu e matou dezenas de trabalhadores. O fato revelou a necessidade de se promover maior atenção às condições de segurança do trabalho e serviu como marco inicial para ações sobre a temática.
No âmbito da Corte baiana, ações informativas são feitas com o intuito de desenvolver, entre outras, a própria percepção do colaborador quanto à segurança e ao conforto do ambiente de trabalho.
“A altura do monitor, o nível de luminosidade, o conforto acústico, a postura na cadeira, o uso do teclado e do mouse são fatores que devem ser observados”, ressalta o Engenheiro de Segurança do Trabalho e Servidor da Coordenação de Saúde Ocupacional do TJBA, Lucas Tinti, ao falar sobre a atenção com o uso de computadores e similares.
De acordo com ele, repetições exageradas e inadequadas dos movimentos podem gerar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).
Vale lembrar que doenças ligadas à saúde mental têm ganhado destaque no registro dos acidentes de trabalho.
Como forma de reforçar ainda mais a simbologia do mês de abril, o TJBA ilumina de verde a fachada dos prédios principais. Mais uma iniciativa para sensibilizar sobre a importância do tema.
Descrição da imagem: ilustrativa de uma pessoa sentada na cadeira em frente a uma mesa com computador e linhas destacando posição de coluna, pernas, braços e altura da visão. Ao lado a informação “Abril Verde – Saúde e Segurança no Trabalho – Cuidados com a Ergonomia – Como melhorar a postura no seu ambiente de trabalho” e as marcas da SEGESP e TJBA [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem