“Aproveitei aquele momento para reforçar a importância da paz para as mulheres, pois, ao fazer isso, consequentemente falamos de paz para as famílias e para os homens”, disse a Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Desembargadora Nágila Brito, rememorando o desfile no tradicional Afoxé Filhos de Gandhy, no último domingo (2), durante o Carnaval de Salvador. A participação junto ao grupo formado por seis mil homens esteve entre as ações estratégicas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) voltadas a conscientizar e fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher.
O percurso, iniciado no Pelourinho e finalizado na Praça Castro Alves, ganhou força com as campanhas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) “Todos por elas” e “Sinal Vermelho”. Colares específicos foram distribuídos pelos participantes, entre os quais estavam os Conselheiros do CNJ, Renata Gil e João Paulo Schoucair; e os Promotores de Justiça do Ministério Público da Bahia (MPBA), Artur Ferrari, Audo Rodrigues e Sara Gama. O Juiz Assessor Especial da Presidência do TJBA, Gustavo Teles, bem como o Juiz Freddy Pitta Lima, também, marcaram presença.
Visitas
No primeiro dia do Carnaval, a Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Desembargadora Nágila Brito visitou, junto à Conselheira do CNJ, Renata Gil, abrigos de crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade. Nesses locais de acolhimento, as crianças, filhas de ambulantes, receberam refeições e assistência. Outro ponto visitado foi a Escola Municipal Hildete Lomanto, no bairro do Garcia, todos na capital baiana.
Vídeos
Materiais audiovisuais com dicas de segurança e mensagens de paz foram elaborados e divulgados no site e na rede social do TJBA. Nos vídeos, a própria Desembargadora Nágila Brito, artistas e representantes da Polícia Militar da Bahia (PMBA) reforçaram as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e a necessidade de todos construírem um Carnaval de paz.
Ao fazer um balanço parcial das ações da Coordenadoria da Mulher durante os dias de folia, a magistrada destacou: “Tivemos só nos três primeiros dias de Carnaval 82 pedidos de medidas protetivas e deferimento de 90% dos casos”, disse a Desembargadora Nágila Brito avaliando positivamente o trabalho. Durante o período, vale destacar o funcionamento do regime de plantão extraordinário do TJBA, mantendo ativa a comunicação com a rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher.
Saiba mais:
Filhos de Gandhy levam Campanha Sinal Vermelho ao Carnaval da Bahia
Campanha publicitária do TJBA no Carnaval destaca o papel do Judiciário de acolher, proteger e agir
Descrição da imagem: a Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, Desembargadora Nágila Brito, participando do desfile do bloco Filhos de Gandhy no Carnaval. {Fim da descrição}
#pracegover #pratodosverem