O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Augusto de Lima Bispo, integrou a mesa de honra da Conferência Magna do Ano de 2019, realizada na última sexta-feira (14) na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Intitulada “A ideia de Democracia na atualidade”, a Conferência foi ministrada pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.
O evento, uma realização da Reitoria da UFBA e da Faculdade de Direito, contou com o apoio do TJBA, também representado, na ocasião, pelos Desembargadores Lidivaldo Reaiche e Roberto Maynard Frank. Apoiaram também a iniciativa, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Sindicato dos Professores das Instituições de Ensino Superior da Bahia (APUB).
O Ministro Ricardo Lewandowski veio à capital baiana atendendo ao convite feito pelos estudantes do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (Carb) da Faculdade de Direito da Ufba. Na oportunidade, o Ministro falou sobre a importância do debate proposto.
“Sinto-me feliz e honrado em participar deste evento. Vivemos um momento importante no país e no mundo no qual precisamos debater alguns temas como democracia, que é uma plantinha tenra que precisa ser cultivada, adubada e aguada”, pontou o ministro.
O evento marcou ainda o início das celebrações do centenário de morte do grande jurista baiano, Rui Barbosa (1849-1923). As atividades foram transmitidas ao vivo na internet pela TV UFBA. O vídeo completo ainda encontra-se disponível (clique aqui).
Também compuseram a mesa de honra, o Reitor da Universidade Federal da Bahia, Professor João Carlos Salles Pires da Silva; o Diretor da Faculdade de Direito da Ufba, Julio Cesar de Sá da Rocha; e o Juiz Federal da Seção Judiciária da Bahia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Ufba, Professor Saulo José Casali Bahia, representando o Diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, o Juiz Federal Dirley da Cunha Júnior, e também a Associação dos Juízes Federais do Brasil Seccional Bahia (AJUFE).
Integraram ainda a mesa, a Procuradora-Geral Adjunta do Estado da Bahia, Luciane Rosa Croda, representando o Governo da Bahia; o Vice-Presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana Queiroz, representando o Presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, e o Presidente da OAB Seção Bahia, Fabrício de Castro Oliveira; a Presidente do Sindicato dos professores das Instituições de Ensino Superior da Bahia (APUB), Professora Raquel Nery Bezerra; e a Presidente do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Ufba, Maria Hortência Pinheiro.