A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, foi representada pelo Desembargador Cássio Miranda, Presidente da Comissão de Memória do TJBA, na visita oficial do Embaixador da Polônia, Andrzej Cieszkowski, ao Fórum Ruy Barbosa, nesta sexta-feira (11).
Para o Desembargador Cássio Miranda, “Ruy Barbosa fez uma defesa sistemática da Polônia no início do século XX, especialmente na Conferência de Haia, e os poloneses, por conta disso, são muito gratos a ele”. Durante a visita, a comitiva visitou a linha do tempo de vida do jurista baiano; a cripta, onde se encontram os restos mortais de Ruy e sua esposa; o Memorial do Judiciário baiano; e o Salão Nobre do Fórum.
Para o Embaixador Andrzej Cieszkowski, “Ruy Barbosa é uma figura muito importante para nós, ele foi um exemplo de jurista. Defendeu o direito de todos os povos de serem independentes e que a Polônia recuperasse a sua independência. Por esse motivo, consideramos ele um dos amigos do nosso país”. O Embaixador, ainda, trouxe a informação de que existe uma escola secundária no país europeu com o nome de Ruy Barbosa, e que os estudantes sabem da sua importância.
Ao final da visita, o Desembargador do TJBA entregou ao Embaixador livros sobre a história do Tribunal. O visitante, por sua vez, ofereceu ao Desembargador livros sobre a história da Polônia.
A visita contou com a presença de Rita Grodzka, a Cônsul Honorária da Polônia na Bahia; e do Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes.
.
Descrição da imagem: Desembargador Cássio Miranda e o Embaixador da Polônia, Andrzej Cieszkowski, ambos em pé, com a crípta de Ruy Barbosa entre os dois {Fim da descrição}.
#pracegover #pratodosverem