Criada com o objetivo de promover a conscientização e enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, a Campanha Novembro Negro no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) encerrou as atividades nesta sexta-feira (1º), com a exibição do documentário da Rede Bahia “Heróis e Heroínas da Liberdade”. Realizada no auditório Desembargadora Olny Silva, a ação contou com a presença de alunos da Escola Municipal São Domingos Sávio.
“O Judiciário abre suas portas para a sociedade e uma dessas possibilidades é o diálogo com os adolescentes que estão na rede pública, dizendo a eles que esta casa também é a casa deles”, declarou a mediadora do encontro, a Assistente Social Denise Ferreira, da Coordenação de Saúde Ocupacional do TJBA. A ação conta com o apoio do Presidente Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
Após a exibição do filme, a Diretora de Jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti, e o Editor de Conteúdo da TV Bahia, Henrique Mendes, ministraram o cine debate com os alunos do Ensino Fundamental II. “É uma oportunidade de oferecer para as pessoas o reencontro com a própria história”, definiu Ana Raquel.
Ainda durante o evento, o Clube de Leitura Amigos do Akin doou exemplares do livro “Luiz Gama”, escrito pelo Jornalista Franciso Lima Neto, a três alunos da Escola Municipal São Domingos Sávio, como forma de parabenizá-los pela aprovação no Instituto Federal da Bahia (IFBA).
O livro conta a história de Luiz Gama – homem considerado o Patrono da Abolição da Escravidão brasileira. Um breve resumo da sua vida e importância para a comunidade negra foi realizada pelo historiador Sérgio Graça, que promoveu a exposição das 24 personalidades negras da história do Brasil, no átrio do TJBA.
PRÊMIO LUIZ GAMA – Uma iniciativa da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis), presidida pelo Desembargador Lidivaldo Britto, o Prêmio Luiz Gama foi lançado com grande comoção na quinta (30/11), reunindo o público interno e externo no átrio do TJBA.
O objetivo é premiar pessoas ou instituições que desenvolvem trabalhos para a comunidade negra. Durante o lançamento, foram realizadas apresentações musicais do Coral do TJBA e dos estudantes do Colégio Cosme de Farias.
O Decreto de criação do Prêmio Luiz Gama foi assinado pelo Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, durante a solenidade de entrega do Prêmio Melhores Projetos do Biênio 2022/2024.
A campanha Novembro Negro no TJBA teve início em 27 de novembro. A iniciativa incluiu aula show; rodas de conversa; exibição de documentários; e as exposições do professor Sérgio Graça e da artista Goya Lopes. Na quinta-feira (30), a programação foi marcada por apresentações musicais, com a participação de Servidores, do Coral do TJBA e de estudantes do Colégio Cosme de Farias.
O Desembargador Lidivaldo Brito, a Secretária de Gestão de Pessoas, Janaína Barreto, e a Assistente Social, Denise Ferreira, acompanharam as atividades. A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e a Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis) estão à frente desta ação, com o apoio da Assessoria de Ação Social (AAS) nas exposições.
Saiba mais:
Descrição da imagem: auditório do TJBA com os expositores e a plateia; ao fundo o banner da Campanha Novembro Negro [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem
Galeria