Seguem abertas até o dia 23 de novembro as inscrições para a aula “A história do povo negro no Brasil e a importância das políticas públicas de reparação ou Por que cotas não é esmola?”, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), instituição presidida pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, por meio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp).
Interessados podem se inscrever no Sistema de Educação Corporativa (Siec).
A aula, realizada no dia 27 de novembro sob a ótica de um palestrante negro, tem como principal objetivo abordar a perspectiva do racismo dentro do contexto da história do Brasil, desde a colonização do povo negro até os dias atuais, de forma a trazer reflexões sobre a pauta do combate à discriminação racial, dos avanços e de tudo que ainda precisa ser feito para alcance de um ideal social pretendido.
Ministrada pelo Professor de História e Comediante Matheus Buente, a aula pode ser acompanhada em dois horários: na turma da manhã, das 09h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h.
A ação acontece no formato híbrido: presencial no Auditório Desembargadora Only Silva, situado no prédio sede do TJBA, e online através do canal do YouTube do Poder Judiciário da Bahia.
Cabe salientar que a iniciativa está inserida na programação do Novembro Negro e faz parte do Projeto AMPARE – Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminações e Violências de Gênero para Estagiários do TJBA, que é voltado para a discussão de questões socialmente relevantes no judiciário. O programa é de responsabilidade da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (CODES) e da Diretoria de Recursos Humanos (DRH).
Já o Programa de Combate ao Racismo Institucional: Novembro Negro ao Longo do Ano é elaborado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e pela Comissão Permanente de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (Cidis). As ações ocorrem em sintonia com diversos setores institucionais, ocorrendo a sua culminância no TJBA, no mês de novembro, com a celebração nacional do 20 de novembro (Dia da Consciência Negra).
A Unicorp tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça, sempre fomentada pela Presidência do TJBA, que orienta uma formação plural, transversal e democrática. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; o Desembargador José Aras atua como Diretor-Adjunto; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira como Coordenador-Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes como Secretário-Geral.
Descrição da imagem: ilustrativa com o título da aula show: “A história do povo negro no Brasil e a importância das políticas públicas de reparação ou Por que cotas não é esmola?” {fim da descrição}. #pracegover #paratodosverem