Juíza Fabiana Pellegrino toma posse na Academia de Letras Jurídicas da Bahia 

Juíza Fabiana Pellegrino toma posse na Academia de Letras Jurídicas da Bahia 

A Juíza Fabiana Pellegrino tomou posse, na última sexta-feira (23), na Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJBA). Ela ocupa a Cadeira nº 2 que tem como patrono o jurista Aderbal Gonçalves e foi, anteriormente, ocupada pelo professor e Procurador Regional do Trabalho, Jairo Sento-Sé, falecido em maio deste ano.  

A solenidade foi conduzida pelo professor Ricardo Maurício Freire Soares, Presidente da ALJBA. A nova acadêmica foi apresentada pelo jurista e professor Edvaldo Brito, seu mestre na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.  

Titular da 19ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Salvador, a Juíza Fabiana é a quinta mulher a ocupar uma cadeira da ALJBA. Fundada em 1983, a instituição reúne os nomes mais expressivos da cultura jurídica do estado. 

A nova acadêmica ressaltou o significado da ampliação da presença feminina nos espaços de produção de conhecimento e poder. “Passo pela porta que vocês abriram e prometo deixá-la escancarada, pois a cultura jurídica é patrimônio de toda a sociedade, sem fronteira de gênero, origem ou condição social.” 

A trajetória da Juíza Fabiana inclui a passagem pelo Ministério Público da Bahia, bem como três décadas de dedicação à magistratura baiana. Para ela, a Academia é um espaço de reflexão crítica, preservação da memória e defesa dos valores democráticos. “O valor da toga não reside no poder de decidir sobre a vida de outrem, mas na humildade de compreender a responsabilidade que isso representa”, afirmou. 

Muito além de um ato formal, essa posse reconhece uma vida dedicada à Justiça e à democracia, marcando um avanço essencial para a representatividade feminina na tradicional cultura jurídica baiana. 

A cerimônia, também, contou com uma homenagem aos acadêmicos falecidos recentemente – José Antônio Cézar Santos, Paulo Roberto Bastos Furtado e Jairo Sento-Sé.