Eleita em sessão plenária, na terça-feira (14), a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) compartilha expectativas para a gestão do biênio 2024-2026. O pleito foi conduzido, de forma democrática, com a participação da imprensa, pelo atual Chefe do Poder Judiciário da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e contou com a participação de 62 desembargadores. No final, depois da disputa, eles se abraçaram e reconheceram, nos discursos, a transparência de todo o processo eleitoral.
“Somos todos Tribunal de Justiça da Bahia. Colegas eleitos, vamos caminhar juntos e executar nossos projetos”, clamou a Presidente eleita, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.
A nova gestão, também, é composta pelos Desembargadores João Bôsco de Oliveira Seixas (1ª Vice-Presidência), José Alfredo Cerqueira da Silva (2ª Vice-Presidência), Roberto Maynard Frank (Corregedoria-Geral) e Pilar Célia Tobio de Claro (Corregedoria das Comarcas do Interior). Além disso, os cargos de Ouvidor e Ouvidor Substituto estão ocupados, respectivamente, pelos Desembargadores Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto e Baltazar Miranda Saraiva.
“Vamos em frente, com um novo Tribunal, respeitado e respeitável no Brasil”, declarou o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, presidindo a sessão plenária.
Acesse, aqui, breve currículo dos eleitos
Galeria de Fotos
Presidente
Dirigindo-se ao atual Presidente, bem como aos demais magistrados, servidores e operadores do direito, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende destacou: “Hoje, o nosso Tribunal me incube de uma difícil missão que se torna ainda mais desafiadora por ter que suceder o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco”.
A Magistrada destacou o legado de realizações do atual Presidente, em prol da magistratura, dos jurisdicionados e dos grupos em situação de vulnerabilidade social. “Aprendi grandes lições e pretendo dar seguimento a tudo que foi construído por Vossa Excelência. Sou extremamente grata pela oportunidade que estão me dando. O voto de confiança de todos será honrado com o trabalho digno e dedicado que pretendo fazer”, finalizou.
A valorização da Magistratura de Primeiro Grau e dos servidores do Judiciário, bem como a implementação de mais tecnologias de automação para demandas repetitivas estão entre as propostas destacadas pela Presidente eleita para a sua gestão.
Confira o depoimento completo da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende e dos demais integrantes da nova Mesa Diretora do TJBA:
Mesa Diretora
O Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas, eleito 1º Vice-Presidente, discursou em prol do trabalho em conjunto e harmonioso na administração do Poder Judiciário. O Magistrado reconheceu o empenho da gestão da Desembargadora Gardênia Pereira Duarte e destacou que as portas da 1ª Vice-Presidência permanecerão abertas a todos.
Ao falar sobre a condução da 2ª Vice-Presidência do TJBA, o Desembargador eleito, José Alfredo Cerqueira da Silva, parabenizou, primeiro, o trabalho realizado pela 2ª Vice-Presidente (biênio 2020-2022), Desembargadora Márcia Borges Faria. No que tange às expectativas relacionadas à nova gestão, ele frisou o empenho na celeridade dos processos e o apoio à melhoria das condições de trabalho dos magistrados.
O Desembargador Roberto Maynard Frank, eleito Corregedor-Geral de Justiça para o biênio 2024-2026, salientou que a Corregedoria estará de portas abertas para todos que desejem uma Justiça mais transparente e efetiva. E destacou que somará junto aos novos membros da Mesa Diretora na construção de uma Justiça que honre toda a sociedade baiana.
Participando da sessão plenária de forma virtual, a Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro externou sua gratidão pelo resultado da eleição e se comprometeu a “honrar, respeitar e amar o Poder Judiciário”.
Sessão Plenária
Após a votação e o anúncio dos resultados, o Presidente Nilson Soares Castelo Branco franqueou a palavra. Os Desembargadores concorrentes tiveram a oportunidade de expressar seus agradecimentos e desejar boa sorte aos colegas eleitos. Os Desembargadores Salomão Resedá, Roberto Maynard Frank, José Alfredo Cerqueira da Silva e Ivone Bessa Ramos se cumprimentaram com um abraço.
Saiba mais
Descrição da imagem: integrantes da nova Mesa Diretora do TJBA no Tribunal Pleno após o pleito [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem