Para marcar o primeiro ano de parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Geap Saúde, em conjunto com a Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e a Secretaria da Administração (Sead), realizou uma ação especial na praça de serviços do Judiciário baiano, na terça-feira (26). A cooperação entre as entidades busca oferecer planos de saúde com condições especiais para magistrados e servidores do Tribunal.
O evento, com foco social e inclusivo, contou com a participação do Projeto Massagem às Cegas, que promove o fortalecimento profissional de pessoas com deficiência visual. Além disso, ofereceu serviços de reflexologia podal (uma técnica terapêutica para alívio de dores e equilíbrio da energia) e de massoterapia, realizada por profissionais que integram o Projeto.
“O evento comemorativo ao primeiro ano de convênio da GEAP com o TJBA, além de proporcionar um momento lúdico, de relaxamento e inclusão, por meio de ações em parceria com o Instituto dos Cegos da Bahia, também aproxima os servidores do órgão conveniado, fortalecendo o diálogo”, afirma a Secretária da Segesp, Viviane da Anunciação.
De acordo com a analista de relacionamento da Geap – Ludmila Sampaio –, a iniciativa reflete “o compromisso com a inclusão e o bem-estar de nossos beneficiários, buscando sempre oferecer serviços de qualidade e promover a integração”.
A idealizadora e coordenadora do Projeto Massagem às Cegas, Claúdia Lima, manifestou a importância da ação. “É uma oportunidade para demonstrar o talento e a habilidade das pessoas cegas ou com baixa visão, que podem desempenhar atividades profissionais com excelência e sensibilidade”, relata. Além de possibilitar renda e inserção no trabalho, a massoterapia para a pessoa cega é vista por Lima como ferramenta de inclusão e contra o capacitismo.
Moisés Santos, que trabalhou como rodoviário, teve sua trajetória transformada drasticamente quando, ao passar próximo a uma guerra de espadas, em Periperi, foi atingido no rosto, resultando na perda completa da visão dos dois olhos. Apesar desse desafio, Moisés encontrou uma nova paixão e propósito na vida ao se tornar massoterapeuta. “Foi difícil aceitar a perda da visão, mas descobri na massagem uma nova forma de enxergar o mundo”, diz. “Agora, consigo ajudar as pessoas a relaxarem e a se sentirem melhor, mesmo sem enxergar”, analisa.
A programação do evento incluiu música ao vivo (voz e violão) e distribuição de guloseimas. Para os servidores que participaram da ação, essa experiência proporcionou momentos de relaxamento e bem-estar, bem como uma reflexão sobre inclusão e capacidade, demonstrando que, com oportunidades adequadas, todos podem contribuir, de forma significativa, para a sociedade.
A parceria entre o TJBA e a Geap Saúde foi formalizada no dia 18 de novembro de 2023.
Descrição da imagem: Integrantes do Projeto Massagem às Cegas, realizando atendimento de massoterapia na Praça de serviços de TJBA [fim da descrição]. #pracegover #pratodosverem