As inscrições para o Prêmio Innovare terminam na segunda-feira, dia 8 de maio. O Innovare é uma premiação realizada pelo Instituto Innovare e destaca o trabalho de profissionais que se esforçam para tornar a justiça mais acessível à população, criando alternativas criativas para os problemas e burocracia do dia a dia. Desde sua criação, o Prêmio já foi citado por muitos como o Oscar da justiça brasileira.
Desde 2020 o CNJ participa do Innovare com uma categoria exclusiva, indicando práticas após avaliação de seu plenário. O eixo temático da Categoria CNJ em 2023 é “Combate ao assédio e à discriminação”. As Inscrições para esta modalidade foram encerradas no dia 30 de abril.
Magistrados devem ficar atentos para categorias que ainda se encontram com inscrições abertas. Para participar das Categorias Juiz e Tribunal do Innovare, será necessário se inscrever no site do Prêmio Innovare. Já para as demais categorias (Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania) as inscrições também devem ser feitas no site www.premioinnovare.com.br.
Apenas equipes dos tribunais podem fazer o cadastro das ações no Portal do CNJ, devendo seguir as orientações da Portaria CNJ n. 140/2019. Quem ainda não tem acesso ao Portal, deve solicitar a criação de login pelo e-mail boaspraticas@cnj.jus.br.
Em comemoração aos 20 anos do Prêmio Innovare, o Destaque desta edição levará o nome do primeiro presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, o advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, um dos idealizadores da premiação.
Entre todas as práticas inscritas, o Innovare escolherá uma para receber o Prêmio Destaque Marcio Thomaz Bastos, sob o tema Defesa da Democracia e do Estado de Direito.
Mais de 260 práticas premiadas e mais de 8 mil no Banco de Práticas Innovare
Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare já premiou mais de 260 práticas em vários estados do país, colaborando para que estes trabalhos sejam conhecidos em outras regiões e estimulando a transformação de alguns deles em políticas públicas.
No banco de práticas do Innovare, acessível ao público pelo site do Instituto, é possível conhecer todas as práticas que já foram selecionadas para concorrer à premiação. Ao todo, o banco agrega mais de 8 mil trabalhos aprovados para concorrer ao Innovare.
Mais informações, na página da premiação: www.premioinnovare.com.br
Descrição da imagem: Deusa da Justiça, ao lado da marca comemorativa de 20 anos do Prêmio Innovare
#pracegover #pratodosverem