A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, recebeu a visita institucional da Secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, nesta quinta-feira (18). Acompanhada da Superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Mércia Porto Barata, a Titular da Sepromi apresentou ações e projetos das superintendências vinculadas à Secretaria Estadual.
Um dos motivos da visita, declarou a Secretária, foi buscar uma integração da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, da qual o TJBA é integrante juntamente a outras instituições do poder público. “Esses casos são mais cotidianos do que a gente gostaria. E uma mudança de paradigma precisa ter na sociedade, para que as pessoas comecem, de fato, a confiar em denunciar, pois as pessoas estão muito mais atentas hoje. A gente tem batalhado muito em todas as frentes, junto ao Ministério Público e às delegacias, bem como tem batalhado no sentido da formação das forças policiais. Quando a gente faz as campanhas, há um pool de instituições que vão juntas”.
Ângela Guimarães ouviu da Desembargadora Cynthia Resende detalhes sobre uma novidade que a Presidente do Tribunal estuda implementar sobre o tema em breve. “A Justiça não é só processo. A gente precisa olhar lá para fora também. Acredito que isso vai repercutir na sociedade de que são crimes que vão encontrar punição”, disse a Desembargadora. O projeto está em construção e será divulgado oportunamente.
Em outro momento da conversa, a Secretária colocou a Sepromi à disposição para desenvolver ações conjuntas durante o 7º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun), que será sediado no TJBA, nos dias 21 e 22 de novembro. O evento ocorrerá, pela primeira vez, em Salvador.
Descrição da imagem: a Secretária Ângela Guimarães e a Desembargadora Cynthia Resende sentadas, posando para foto dentro do Gabinete da Presidência do TJBA [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem