O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) passará a ter um núcleo de atendimento voltado a magistrados(as) e servidores(as) aposentados(as) e em processo de aposentadoria, a ser inaugurado no dia 10 de dezembro. A novidade integra o Programa Prosseguir, criado para auxiliar quem dedicou sua força de trabalho ao Judiciário baiano. A iniciativa oferece orientações sobre direitos e atividades que os servidores e os magistrados aposentados poderão exercer.
O programa de preparação à aposentadoria, promovido por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, inclui tanto aqueles que estão próximos da aposentadoria quanto os recém-aposentados. A aula inaugural ocorreu no dia 2 de outubro e as capacitações nos dias 29 e 30 do mesmo mês, quando foram abordadas a importância do planejamento financeiro e noções de empreendedorismo. As ações são organizadas pela Coordenação de Assuntos Previdenciários.
O Prosseguir atende às disposições da Resolução nº 526/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3 da ONU, de “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. O Tribunal de Justiça da Bahia considera essencial dar apoio no enfrentamento das incertezas e das inseguranças geradas nos períodos “pré” e “pós” aposentadoria.
Descrição da imagem: marca do projeto Prosseguir [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem