A programação especial, promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, encerra nesta quinta-feira (29), com apresentações de dança, canto e percussão, além da participação do Coral do TJBA. O evento acontece na Praça de Serviços do edifício-sede da Corte baiana, no Centro Administrativo (CAB).
Acesse aqui a Galeria de Fotos do evento
A ação, iniciada na segunda-feira (26), foi organizada pela Comissão Permanente de Acessibilidade de Inclusão, presidida pelo Desembargador Julio Travessa, em parceria com a Organização sem Fins Lucrativos Nicho Down Bahia e o Instituto Inserir.
Durante a realização do evento, a ONG Nicho Down Bahia apresentou o projeto “A arte como ferramenta de inclusão”, no qual artistas com diferentes deficiências, integrantes de várias instituições da capital baiana, apresentaram suas habilidades.
Além das apresentações de talentos, uma roda de conversa foi realizada na quarta-feira (28), com a participação de deficientes visuais. Na ocasião, os assuntos abordados foram dificuldades encaradas pelos deficientes visuais no âmbito profissional; preconceito e gentileza dos cidadãos em relação aos deficientes; acessibilidade e inclusão dos deficientes nos locais públicos de Salvador.
A exposição de fotos, esculturas e pinturas, além da venda de itens de artesanato, livros, brinquedos educativos, e ainda as opções gastronômicas, complementam a programação do evento.
O Juiz Rilton Goes Ribeiro e as Juizas Maria do Rosário Passos da Silva Calixto e Marielza Maués Pinheiro Lima, que integram a Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do TJBA, destacaram a importância e o intuito da ação realizada. Além disso, registraram a necessidade de manter a continuidade dos eventos inclusivos.
Rilton Goes Ribeiro
Juiz
Marielza Maués Pinheiro Lima
Juíza
Maria do Rosário Passos da Silva Calixto
Juíza
A Juíza Elbia Araújo, Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), também esteve presente para prestigiar a programação especial. A Magistrada, mãe de uma adolescente autista, elogiou a inicitiva da Corte Baiana e demonstrou satisfação em participar do evento.
Juíza Elbia Araújo
Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB)
Na sexta-feira (23), o TJBA promoveu um Ciclo de Palestras para abrir a programação em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A ação reuniu especialistas, no auditório do TJBA, em torno de discussões voltadas para sensibilizar magistrados, servidores e demais membros da sociedade sobre acessibilidade e inclusão.
Saiba mais: Ciclo de palestras debate desafios para ampliar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência