Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Projeto de reciclagem gera desconto na conta de energia e promove conscientização ambiental; TJBA é parceiro da iniciativa 
6 de fevereiro de 2025 às 11:56
Projeto de reciclagem gera desconto na conta de energia e promove conscientização ambiental; TJBA é parceiro da iniciativa 

O Tribunal de Justiça da Bahia, por meio do Núcleo Socioambiental, recebeu, na segunda-feira (3), o projeto Vale Luz, uma ação que promove a reciclagem de materiais e oferece desconto na conta de energia para os participantes. A iniciativa é uma parceria entre o TJBA, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional, com vistas a incentivar a conscientização sobre o uso responsável dos recursos naturais.  

A próxima edição ocorrerá no dia 17 de fevereiro, com a coleta de materiais recicláveis das 9h às 15h, no estacionamento em frente ao restaurante do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O caminhão de coleta passa na sede do Judiciário baiano quinzenalmente, às segundas-feiras.   

No local, é necessário informar o número da conta-contrato (encontrado no canto superior direito da conta de energia). Essa informação é fundamental para a geração de créditos mensais na fatura.   

Para participar, os interessados devem separar os resíduos recicláveis de acordo com as orientações do projeto, garantindo que os materiais estejam limpos e secos.   

Segue a lista de materiais recicláveis que geram desconto na fatura.  

– Papelão: caixas em geral, papel de escritório, jornais, revistas, livros e cadernos (sem espiral e sem capa).       

– Plásticos: sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET, baldes, bacias e mesas plásticas.       

–  Latas: alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas) e folha de flandres.       

– Óleo de cozinha: deve ser entregue filtrado e armazenado em garrafas PET transparentes.       

– Eletrônicos: CPU com placa-mãe, notebook, DVD, televisores, monitores, celulares, tablets, teclados, mouses, impressoras, rádios, ventiladores, copiadoras, entre outros.       

– Vidros: garrafas e potes de embalagens (não podem estar quebrados, nem ser de produtos químicos e médico-hospitalares).  

Em troca da doação dos materiais, os participantes recebem créditos mensais que são utilizados para gerar o desconto na fatura de energia elétrica.  

O Vale Luz é uma oportunidade para os cidadãos se envolverem em ações sustentáveis, ao mesmo tempo que pode gerar benefícios diretos na conta de energia. No aplicativo Vale Luz, disponível para Android e iOS, é possível acompanhar os créditos gerados. Colaboradores do TJBA são incentivados a participar ativamente, contribuindo para a redução dos impactos do descarte inadequado de resíduos e ajudando a promover a reciclagem de forma responsável.  

Acesse a página do projeto para mais informações.  

Descrição da imagem: caminhão do projeto Vale Luz estacionado na sede do TJBA [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA