Foto: Flickr do Conselho Nacional de Justiça – CNJ
Uma comitiva do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) está em Brasília participando do 4º Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, realizado nesta quinta (22) e sexta-feira (23). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne assessores de comunicação e integrantes do Judiciário de todo o país, com o objetivo de compartilhar experiências, promover aprendizados conjuntos e construir caminhos para uma Justiça mais acessível, transparente, inclusiva e próxima da sociedade.
Confira a programação completa
Na ocasião, a Corte baiana é representada pela Desembargadora Gardênia Pereira Duarte, pela Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência, e por Moisés Bisesti, Assessor de Comunicação.
Assista, aqui, à abertura do evento, que contou com a participação do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Ministro Luís Roberto Barroso; do Vice-Presidente do STF, Ministro Edson Fachin; e da Conselheira do CNJ, Daiane Nogueira.
Veja o Flickr do CNJ para o evento aqui.
O primeiro dia do encontro foi estruturado em quatro painéis, com discussões sobre inteligência artificial e a comunicação do Judiciário; estratégias de comunicação para uma Justiça próxima e eficaz; dados e transparência; e a importância da linguagem simples.
“Essa questão de uma comunicação menos formal e mais acessível ao público é muito interessante. O próprio Ministro Barroso iniciou sua fala bastante preocupado com isso, destacando a necessidade de retirarmos os termos difíceis para o próprio jurisdicionado entender”, avaliou a Desembargadora Gardênia Duarte que, também, destacou as exposições sobre inteligência artificial humanitária.
A Juíza Rita Ramos, Coordenadora do Núcleo de Cooperação Judiciária (NCJ) e Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, manifestou a relevância do evento. “O Encontro apresentou inovações significativas sobre como os tribunais devem estruturar suas equipes de comunicação, tanto no âmbito interno quanto externo”.
Ambas as Magistradas do TJBA conversaram com o futuro Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), cuja posse está prevista para 20 de junho, o Desembargador João Batista. O Magistrado se mostrou um entusiasta do EPROC, sistema de processo judicial eletrônico que substituirá o PJe no Judiciário baiano e que vem sendo adotado por diversos tribunais, especialmente os de grande porte.
Já na sexta-feira (23), o destaque será a realização de oficinas práticas voltadas à comunicação digital, à produção audiovisual criativa, à gestão de crises, à comunicação ágil com foco no cidadão e a estratégias de comunicação interna para além da intranet. O dia, também, contará com uma reflexão coletiva sobre o futuro da comunicação no Poder Judiciário e com uma plenária final para encerrar as atividades.
Acesse, aqui, a Política de Comunicação Social do Poder Judiciário