Em reconhecimento ao seu trabalho dedicado à magistratura e ao serviço público, a Juíza Lívia de Melo Barbosa recebeu a Comenda Maria Quitéria. O evento, ocorrido no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, na noite da última quinta-feira (28), contou com a presença dos Desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva e José Aras, além do Desembargador Eleitoral Pedro Rogério Godinho.
A cerimônia foi presidida pelo Vereador Téo Senna que destacou a dedicação da homenageada, cuja trajetória na magistratura iniciou há mais de 30 anos. “A atuação dela vai além das paredes do Tribunal, fazendo uma diferença real na vida da população”, enfatizou.
Emocionada, a magistrada expressou sua gratidão. “Recebo esta Comenda não apenas como um reconhecimento do meu trabalho, mas também dos princípios que guiam minha vida: justiça, equidade e o compromisso com o bem-estar coletivo”, disse.
A Comenda Maria Quitéria homenageia mulheres de coragem e determinação. Em referência a esse simbolismo, a juíza afirmou que, assim como Maria Quitéria, dedicou sua vida a causas maiores, enfrentando desafios e superando obstáculos com coragem e sabedoria.
A solenidade foi prestigiada, também, por amigos e familiares da magistrada, bem como por diversas autoridades. Compuseram a Mesa de Honra, além do Vereador Téo Senna e dos Desembargadores, o Deputado Adolfo Menezes, Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba); Joaci Góes, Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); Eldsamir Mascarenhas, Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab); Vivaldo Amaral, representando a Irmandade do Senhor do Bonfim; e Leonardo Martinez, membro da Comissão do Terceiro Setor da OAB-BA.
A cerimônia foi encerrada com a apresentação do coral regido pelo maestro Carlos Veiga Filho.
Trajetória da Juíza
A trajetória de Lívia Barbosa é marcada por uma dedicação exemplar e pioneirismo. Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1987, ela ingressou na magistratura estadual em 1990 e, desde então, tem construído uma carreira notável. Atuou em várias comarcas do interior da Bahia antes de ser promovida à Comarca de Salvador, onde se destacou na 1ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais – Consumo, implementando práticas reconhecidas pela eficiência e pelo respeito aos direitos dos consumidores, o que lhe rendeu o Selo Ouro do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
Descrição da imagem: Homenageada, de pé, entre outras cinco autoridades, exibindo a Comenda recebida [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem