TJBA realiza encontro com jovens em situação de acolhimento para inserção no mercado de trabalho  

TJBA realiza encontro com jovens em situação de acolhimento para inserção no mercado de trabalho  

Qualificação, diálogo e escuta marcaram o encontro do projeto “Trilhas do Futuro”, nesta quarta-feira (12), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Alinhada ao Programa Novos Caminhos – instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) –, a iniciativa visa à inserção de jovens acolhidos ou egressos de serviços de acolhimento no mercado do trabalho.  

Organizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) – órgão do TJBA responsável pelas políticas judiciárias destinadas à defesa dos direitos de crianças e adolescentes –, o encontro contou com a parceria do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A instituição realizou o cadastro dos adolescentes presentes, possibilitando o encaminhamento às oportunidades de aprimoramento, estágio e aprendizagem, conforme a disponibilidade das vagas e o perfil de cada participante. 

Segundo a Coordenadora da CIJ – Desembargadora Andrea Paula Matos de Miranda –, a oportunidade chama à atenção dos jovens para conhecer novas possibilidades e buscar caminhos voltados ao futuro. “O encontro contribui para o desenvolvimento da autonomia e para a construção de novos projetos de vida”, salientou.  

TJBA realiza encontro com jovens em situação de acolhimento para inserção no mercado de trabalho  

Presente no bate-papo, Anderson Gonçalves, de 18 anos, é egresso da Associação Servos de Kadosh, instituição de acolhimento localizada em Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Neste ano, o jovem iniciou o curso de Direito. Para ele, a qualificação tem o poder de transformar vidas. “Precisamos aproveitar momentos como esse, pois eles não acontecem sempre”, apontou.  

O evento foi dividido em dois momentos, com encontros realizados nos turnos da manhã e da tarde. Jovens de 14 a 17 anos, além de dirigentes e colaboradores de instituições de acolhimento, foram o público-alvo da ação. 

Leia também: Programa Novos Caminhos insere jovens que vivem em instituições de acolhimento em oportunidades de capacitação, aprendizagem e estágio