O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, realizou a live “Como ser um (a) Assistente Social Antirracista e o Pacto pela Equidade Racial no Judiciário”, na quarta-feira (31). A ação, promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), visa a dar encerramento às ações institucionais promovidas em prol do tema no mês de maio.
Reveja o evento no canal do Youtube do Poder Judiciário da Bahia.
A iniciativa foi promovida em homenagem ao Dia do Assistente Social – comemorado em 15 de maio.
O assunto foi discutido pela Assistente Social do TJBA Denise Ferreira; pela Professora Marli de Araújo Santos; pela Assistente Social da Ouvidoria do SUS/SESAB, Caroline Ramos do Carmo de Souza; e pela representante do Conselho Regional de Serviço Social Deyse Cruz.
Dentre os temas abordados, destacam-se o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, a política de cotas raciais para estagiários de Ensino Médio e Ensino Superior e a situação de vulnerabilidade de crianças negras e pardas quando se trata de adoção.
“A partir do Pacto Nacional, possivelmente, vamos ter mais ações estruturadas e organizadas, pensando na questão racial de forma ampla e institucional. É uma pauta que estará presente em todo o Poder Judiciário do país”, afirmou a Assistente Social do TJBA Denise Ferreira. “Trabalhar a questão racial não é uma opção, é uma obrigatoriedade tanto da prática profissional quanto na área de atuação do sociojurídico”.
Convém ressaltar que a iniciativa integra as ações relacionadas ao Projeto Novembro Negro, inscrito pelo TJBA na 20ª Edição do Prêmio Inovare, categoria Conselho Nacional de Justiça, eixo temático “Combate ao assédio e à discriminação”.
Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial – consiste na adoção de programas, projetos e iniciativas a serem desenvolvidas em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com o objetivo de combater e corrigir as desigualdades raciais, por meio de medidas afirmativas, compensatórias e reparatórias, para eliminação do racismo estrutural no âmbito do Poder Judiciário.
Descrição da imagem: captura de tela da live mostrando Denise Ferreira no Auditório Olny Silva [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem