Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
TJBA realiza o 2º encontro do Projeto AMPARE; respeito e inclusão no ambiente de trabalho são debatidos
3 de agosto de 2023 às 10:37
TJBA realiza o 2º encontro do Projeto AMPARE; respeito e inclusão no ambiente de trabalho são debatidos

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou o 2º encontro do Projeto AMPARE Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminações e Violências de Gênero para Estagiários do TJBA, na segunda-feira (24/07). A iniciativa teve o objetivo de trazer a perspectiva de gênero sendo abordada sob a ótica do direito, da inclusão e do respeito às diversidades no ambiente de trabalho e nas relações sociais.

Realizada no auditório Olny Silva, o evento foi transmitido pelo Canal oficial do TJBA no Youtube. O tema em debate foi ‘O Valor da Diversidade: respeito e inclusão no ambiente de trabalho e nas relações sociais’. A ação do TJBA, presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, teve parceria com a Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp) e com a Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (Cogen), além do apoio do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau.

“Vivenciar o projeto AMPARE tem sido um presente. Com ele tivemos a possibilidade de agregar valor ao Programa de Estágio do TJBA que, para além de um projeto de qualificação profissional, passou a perpassar, também, por um programa de formação cidadã”, afirmou a Analista da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes), Débora Nobre.

Ao final do evento, a Coordenadora do Coletivo Mães do Arco-íris e Ativista pelos Direitos Humanos, Cristiane Sarmento, ressaltou a importância do apoio familiar para as pessoas LGBTQIA+. “Eu não seria uma mãe completa se eu não abraçasse a missão de apoiar a minha filha. Se eu tenho dentro da minha casa uma pessoa que está me dizendo que, para ser feliz, ela precisa vivenciar o gênero que ela se reconhece enquanto ser-humano, eu não tenho o direito de podar isso”.

Integrante da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (Cogen), a Juíza Maria Angelica Alves Matos, declarou que o evento foi “uma excelente oportunidade de difundir informações e conhecimentos para estagiárias e estagiários do TJBA”. “Representa uma ação afirmativa e um avanço da Cogen e da Codes, no propósito de sensibilizar todas as pessoas a refletirem sobre a importância do direito de existir da comunidade LGBTQIAPN+, garantindo o respeito, a dignidade, a inclusão e o acesso ao trabalho”.

Também participaram da palestra o Professor, Pesquisador, Poeta, Escritor e Trans-ativista, Bruno Santana, e a Servidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Pesquisadora Jurídica, Cantora e Poetisa, Yuna Vitória.

 

Descrição da imagem: palestrantes compondo a mesa do evento [fim da descrição] 

#pracegover #pratodosverem