“Sejam bem-vindos. Agradeço a presença de todos e também estou na expectativa do novo Portal do Poder Judiciário da Bahia”, disse o Presidente do Tribunal baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na abertura do evento de teste de usabilidade da nova ferramenta, realizada na segunda-feira (18).
Ocorrido na sala 309 do Anexo II da Corte baiana, o encontro reuniu autoridades da Defensoria Pública do Estado da Bahia, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), da Procuradoria-Geral do Município, entre outros Órgãos. O objetivo foi permitir o teste do protótipo da nova ferramenta, cuja etapa de implantação está prevista para outubro deste ano.
O novo Portal está alinhado à estratégia e à técnica já aplicada do Design Thinking. A intenção é implementar um site inovador, funcional, limpo e moderno.
“Esse teste é para os senhores aferirem a qualidade do Portal, de modo a torná-lo mais próximo do usuário”, disse o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima.
Ícones do menu, recurso de busca, acessibilidade e personalização estavam entre os itens avaliados. Cada participante manuseou duas abas: uma com o protótipo de alta fidelidade localizado em uma base de homologação interna; e outra que é o formulário eletrônico, com perguntas acerca das funcionalidades do Portal. As apresentações foram conduzidas pelas servidoras do TJBA, Clarissa Rocha, da Secretaria Geral da Presidência, e Alana Nascimento, da Assessoria de Comunicação.
O Promotor de Justiça e responsável pela Coordenadoria de Gestão da Informação do MPBA, Fabrício Rabelo Paturi, parabenizou o Tribunal pela postura participativa que vem adotando.
De forma semelhante, a Coordenadora do Núcleo de Atuação Estratégica da DPE/BA, Cristina Ulm, que representou, na ocasião, a Defensora Pública Geral da Bahia, Firmiane Venâncio, considerou “super democrático” o convite feito pela Corte baiana. “Ter sido chamada é uma ponte que está se construindo”, disse a representante da OAB-BA, Tamires de Monteiro, ao falar sobre a importância de participar desse momento de avaliação.
Iniciado no ano passado, o projeto de construção do novo Portal envolveu, além de pesquisas e levantamentos quantitativos, o trabalho de três protótipos de baixa, média e alta fidelidade. Após esse encontro de segunda (18), que abarcou o preenchimento do formulário e um momento de escuta, uma nova avaliação da ferramenta, seguida dos ajustes, será feita.
Estiveram presentes, além dos já citados, a Juíza da Corregedoria-Geral de Justiça do TJBA (CGJ), Márcia Gottschald Ferreira; o Assessor do Desembargador do Tribunal José Aras, Danilo Santana; os representantes da OAB-BA, Adriano Ferreira Souza, Betha Brito Nova; os membros da Procuradoria-Geral do Município, Layssa Fonseca; os integrantes do MP-BA, Rui Gomes Sanches Júnior e Sávio Henrique Damasceno Moreira; entre outros.
Descrição da imagem: Presidente do Tribunal baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco e o Secretário-Geral da Presidência do TJBA, Franco Bahia Karaoglan Mendes na abertura do evento de teste de usabilidade do novo Portal TJBA [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem