Entre os dias 5 e 7 de junho, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebeu alunos de Direito, de cursos técnicos e estagiários de nível médio na sede do Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva, sede da Central dos Juizados Especiais, no bairro do Imbuí, em Salvador. As visitas fizeram parte do Projeto Conhecendo o Judiciário e integraram a programação da 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais, promovida pela Coordenação dos Juizados Especiais.
Na quarta-feira (5), estudantes de Direito da Faculdade Batista Brasileira (FBB) tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Fórum do Imbuí, entender melhor o funcionamento do Sistema dos Juizados Especiais na Bahia, assistir a sessões de julgamento das Turmas Recursais e acompanhar audiências de instrução. Além do passeio, os alunos puderam ver palestras sobre a história do TJBA, sobre a informatização dos processos e responder a um quiz descontraído sobre Linguagem Simples no Judiciário.
Edna Souza, professora de disciplinas práticas da FBB, pontuou que “foi sensacional e um aprendizado muito importante para todo o grupo. Foi esclarecedor para quem está começando e já entrar com um conhecimento a mais”. Lidiane Freitas, estudante do 1º semestre do curso, aprovou a programação. “Foi maravilhoso conhecer várias iniciativas que vão melhorar as práticas jurídicas e resultou em mudanças positivas para os Operadores do Direito”.
Na quinta-feira (6), estudantes do curso técnico em serviços jurídicos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira acompanharam a visita e, na sexta-feira (7), foi a vez de os estagiários de nível médio do TJBA conhecerem de perto os Juizados Especiais.
A estagiária Ana Beatriz Santos Fonseca, lotada na Consultoria Jurídica da Presidência, que nunca tinha visitado a sede dos Juizados Especiais, apontou surpresa com o que conheceu. “Quando passamos pela frente do Fórum, não imaginamos que o trabalho fosse ser assim. O que me interessou em conhecer o trabalho dos Juizados Especiais é porque tem uma proposta forte de inclusão”.
Semana dos Juizados Especiais – A 1ª edição da Semana Nacional dos Juizados Especiais foi realizada de 3 a 7 de junho, com uma programação de debates e apresentação dos serviços para os atores envolvidos e o cidadão. Durante a Semana, houve atendimento à população para registro de queixas, independentemente de agendamento prévio.
Conhecendo o Judiciário – O intuito do Projeto é aproximar a comunidade acadêmica do Tribunal mais antigo das Américas. Coordenado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), essa iniciativa destina-se a estudantes do ensino médio e da graduação. Para participar dessa ação, o professor responsável pelo grupo de estudantes deve solicitar a visita, previamente, mediante o envio de mensagem para o e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando, no assunto, a expressão “Conhecendo o Judiciário”.
Leia também:
TJBA inicia a 1ª Semana Nacional dos Juizados Especiais
Juizados Especiais baixaram mais de 200 mil ações nos 4 primeiros meses de 2024
Participe da Pesquisa sobre o Panorama Atual dos Juizados Especiais
Descrição da imagem: estagiários do TJBA ouvem palestra durante visita ao Fórum do Imbuí [fim de descrição].
#pracegover #pratodosverem