Em defesa da mulher, da criança e do adolescente, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) chama a atenção da sociedade com a veiculação de campanha institucional. Lançada na semana do Carnaval, as peças trabalham com o conceito “Justiça, Proteção e Respeito. Conte com o TJBA”. A mensagem reforça o papel do Judiciário baiano como um pilar essencial na defesa dos direitos da população, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade.
Outdoors, cartazes, rádios, jornais, redes sociais e sites fazem parte dos meios que veiculam as peças publicitárias na capital e nas 203 comarcas do interior. Com linguagem acessível e acolhedora, o TJBA se mostra próximo ao cidadão e disposto a ouvir, apoiar e agir. A campanha reforça que ninguém precisa enfrentar situações de violência sozinho.
A Coordenadoria da Mulher atua, no âmbito do Judiciário, no combate à violência doméstica. No circuito do Carnaval, por exemplo, trabalha com conscientização sobre importunação sexual; com o acolhimento de vítimas de violência sexual; e com postos de atendimento. Estimula o uso do Disque 180 para pedir ajuda, denunciar ou tirar qualquer dúvida, bem como do Disque 190 (Polícia Militar), se estiver em perigo imediato.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJBA promove acolhimento e atitudes que visam proteger o público infantojuvenil. No Carnaval, permanece ainda mais atenta às situações de violência, trabalho infantil e consumo de entorpecentes. Na festa carnavalesca, as ações envolvem posto para denúncias e atendimento; informação para ambulantes sem creches para seus filhos; auxílio às crianças abandonadas ou perdidas; orientação aos pais; distribuição de pulseiras de identificação e de materiais educativos. O canal para denúncias e pedidos de ajuda é o Disque 100.
Inicialmente, a campanha será disponibilizada no período de 22 de fevereiro a 7 de março. É mais uma forma do TJBA sensibilizar o cidadão para o cumprimento da legislação e informar ao público sobre a existência de serviços institucionais relacionados à defesa da mulher, da criança e do adolescente.
Descrição da imagem: lustrativa, com desenho expressionista de uma mulher e de uma criança e a mensagem “Justiça, proteção e respeito. Conte com o TJBA” [fim da descrição].