Ramo aéreo das Forças Armadas do Brasil, também conhecida como “O Exército do Ar”, a Força Aérea Brasileira tem como principal atribuição, além de outras que lhes são peculiares, a manutenção de nossa soberania no espaço aéreo nacional, impedindo seu uso para fins hostis ou contrários aos interesses brasileiros. Além disso, estão sob sua responsabilidade a garantia da segurança da navegação aérea e a execução de todas as atividades e operações aeroespaciais. A maioria dos seus profissionais são militares. A carreira militar, reconhecidamente, dignifica qualquer brasileiro, mesmo sendo difícil e sacrificante.
Os militares são regidos pela Lei nº 6.880 de 1980, que instituiu o Estatuto dos Militares, regras especiais impondo deveres que a maioria dos brasileiros não tem, como, por exemplo, o compromisso de sacrificar a própria vida em defesa da nação. Muitos são considerados heróis, dignificando a história de nossa pátria. Todos os militares têm direito a promoção por bravura, boa classificação em cursos de especialização e aperfeiçoamento, ou por antiguidade na corporação. Nos treinamentos de guerra aprendem muita coisa, entre as quais ter calma nas situações mais complicadas. A ética é bastante difundida nas corporações. Daí o militar ser conhecido como ético, possuidor de dignidade e honra.
Um desses militares é o Coronel Aviador Vinícius Guimarães Nogueira, Comandante da Base Aérea do Salvador. Profissional competente e culto, fez uma brilhante saudação ao nosso herói e patrono Ruy Barbosa, por ocasião de sua visita ao Fórum Ruy Barbosa. Sua ida fez parte das comemorações do centenário da morte de Ruy Barbosa, celebrado no dia 1º de março de 2023. Acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça, percorreu o átrio do Fórum, conhecendo a linha do tempo da história da Justiça baiana. No final de sua visita, esse ilustre coronel depositou uma coroa de flores na cripta de Ruy Barbosa e de sua esposa Maria Augusta. Na oportunidade, ressaltou a honra de ser recebido pelo Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, fazendo questão de ressaltar a importância de conhecer um pouco da história do Brasil.
Da vasta biografia desse ilustre comandante podemos destacar: Curso de Formação de Pilotos de Caça 2001 – 2º/5º GAV; Curso de Segurança de Voo – CENIPA; Estágio de Reconhecimento Visual – 1º/10º GAV; Curso de Preparação de Instrutores de Voo – GITE; Curso de Facilitador de CRM – CENIPA; Curso de Planejamento de Missões Aéreas Compostas – GITE; Chefe da SCS 2º/3° GAV; Chefe da SSIPAA 2º/3° GAV; Chefe da Casa de Pista 1º/16° GAV; Chefe da SSIPAA 1º/16º GAV; Chefe da Seção de Pessoal 2º/3° GAV; Instrutor de Voo de A-29 da Força Aérea Equatoriana; Chefe da Subseção de Doutrina 2º/3° GAV; Comandante da Esquadrilha de Espadas 2º/5° GAV; Instrutor de Voo de A-29 da Força Aérea Dominicana; Chefe da Seção de Pessoal do 2º/5º GAV; Comandante do Grupo de Instrução Tática e Especializada – GITE; Oficial de Transporte Aéreo da Presidência da República; Assessor Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI/PR, além de Líder de Esquadrão da Aviação de Caça; Instrutor de voo nas aeronaves: T-27, AT-27, A-1 e A-29; e mais de 2.700h de voo, sendo aproximadamente 2.500h na Aviação de Caça.
Casado com a Dra. Rubia Avelar Cereda Nogueira, é pai de um casal de filhos. Dentre as condecorações que o distinguem, esse bravo Comandante possui: Medalha Militar de Prata; Medalha Mérito Santos-Dumont; Destaque Operacional Ouro do COMPREP e Piloto Honorário da Força Aérea Dominicana.
O Brasil está protegido nas asas de nossas aeronaves militares comandadas pelos bravos aviadores de nossa Força Aérea, entre os quais está o ínclito Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Vinícius Guimarães Nogueira.
*Baltazar Miranda Saraiva, desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidente da Comissão Permanente de Segurança do TJBA, Gestor da Unidade de Inteligência do TJBA, Membro Suplente do Conselho da Magistratura do TJBA (área criminal), Ouvidor Judicial Substituto do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Membro da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), além de vice-presidente Região Nordeste II da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES).